XVI Encontro do Coletivo Jurídico reúne 61 participantes de 26 sindicatos

Os advogados e coordenadores jurídicos dos sindicatos e da Fenajufe estão reunidos hoje e amanhã [06 e 07-11], no Hotel Nacional, em Brasília, no XVI Encontro do Coletivo Jurídico da Fenajufe. Entre os principais temas debatidos, se destacam alguns que estão mais na ordem do dia dos encontros da categoria, como revisão salarial, Resolução 88 do CNJ, pagamento de passivos [URV e quintos], revisão geral anual, aposentadoria especial para oficiais de justiça e agentes de segurança e greve.

Segundo a coordenadora Lúcia Bernardes, um dos destaques dos trabalhos de hoje do Encontro do Coletivo Jurídico foi a palestra Relações dos sindicatos com o Ministério do Trabalho – Registro sindical e contribuição sindical, proferida pela auditora fiscal do trabalho e representante da Coordenação Geral de Registro Sindical do MTE, Thais Tozzato Gimenes. Segundo Lúcia, nesse momento os advogados e dirigentes sindicais presentes tiraram todas as dúvidas referentes ao registro sindical.

Os trabalhos do XVI Encontro do Coletivo Jurídico prosseguem neste sábado, a partir das 9h, com o debate sobre Juizados Especiais. Ao final, será feita uma avaliação do evento e também escolhidos os integrantes da próxima comissão jurídica, que é formada pelo assessor jurídico nacional da Fenajufe e advogados de alguns sindicatos. As deliberações do encontro serão encaminhadas para apreciação da Diretoria Executiva e divulgadas, em seguida, para os sindicatos filiados.

Da Fenajufe – Leonor Costa