Votação para CNJ pode ser anulada

O Senado poderá anular a votação para a escolha dos integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão criado pela Emenda Constitucional número 45 para fazer o controle externo do Judiciário. Na votação da semana passada, o jurista Alexandre de Moraes teve seu nome rejeitado pelo plenário para compor o Conselho, abrindo uma crise entre a Câmara e o Senado.
A Câmara já está costurando acordos para colocar um novo nome para integrar o CNJ, insatisfeita com a derrubada do nome de Moraes. Se a rejeição for confirmada pelo Senado, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), pretende apresentar o nome de Gerson Péres, um conservador que foi deputado pelo PP do Pará e candidato derrotado ao Senado em 2002. O Ministério da Justiça é contra a anulação, articulada pelo PSDB e pelo PFL na Câmara e também tenta encontrar um nome para a vaga.

Fonte: Com informações do jornal Valor Econômico