Veto ao PLC 28/2015 tranca pauta a partir de sexta-feira

Em Ato realizado nesta quarta-feira, 19, os servidores aprovaram  a organização de protesto na segunda-feira pela manhã, quando está prevista a vinda do Ministro Ricardo Lewandowski a Florianópolis para agenda no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Hoje, às 15 horas, haverá Ato no TRT Esteves Júnior.

Ontem os servidores deram mais uma mostra de organização, nos estados e em Brasília, com mais uma nova forte manifestação no entorno do Congresso Nacional pela derrubada do veto ao PLC 28/2015. Embora em menor número do que o ato da véspera, que reuniu pelo menos dez mil pessoas, milhares de servidores do Distrito Federal e de outros estados participaram do protesto.

O veto 26, referente ao PLC 28/2015, não entrou na pauta da sessão do Congresso Nacional que ocorreria nesta quarta-feira e que acabou cancelada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Os servidores trabalharam para que não houvesse a sessão, já que o PLC 28 não estava pautado e, com o cancelamento, abre-se a possibilidade de convocação de sessão para semana seguinte.

O veto ainda não completou 30 dias de vigência. A publicação no Diário Oficial da União aconteceu em  22 de julho e ele passa a trancar a pauta a partir de  21 de agosto. Segundo o Regimento Comum do Congresso Nacional, se por qualquer motivo não ocorrer a sessão ordinária na terceira terça-feira do mês, será convocada nova sessão conjunta para a terça-feira seguinte, o que colocaria automaticamente o veto na pauta da terça-feira, 25. A orientação do Comando Nacional de Greve da Fenajufe, reunido em Brasília nesta quarta-feira, 19, orientou que o movimento paredista seja fortalecido e intensificado em todo o país.

Outra indicação do CNG é quanto a realização de Apagão nos Estados nos dias 24, 25 e 26 de agosto (segunda, terça e quarta-feira da próxima semana). Os encaminhamentos serão debatidos com os colegas grevistas nas Reuniões Setoriais na JF e JT.