Suellen Peixoto – do Sintrajud
O Twitter oficial do Planalto passou a divulgar novos cards da campanha para convencer a população da “necessidade” da reforma da Previdência que vêm causando revolta nas redes sociais. Nas publicações, iniciadas no dia 10 de janeiro, o governo faz ataques mentirosos com o objetivo de reduzir a rejeição à reforma medida pelas últimas pesquisas de opinião, que gira em torno dos 70%. Temer e sua base parlamentar tentam colocar a Proposta de Emenda Constitucional 287/2016 na pauta da câmara dos deputados ainda em fevereiro.
Em um dos posts, o governo afirma que “apenas 30% dos brasileiros – políticos e funcionários públicos de alto escalão – serão atingidos pela PEC da Previdência”. Em outro, chama a população a “desconfiar de quem é contrário à reforma”, pois seriam as pessoas que se aposentariam mais cedo e acumulariam aposentadorias. Um terceiro reafirma a necessidade de “desconfiar de quem é contra, mas irá se aposentar recebendo R$ 25 mil por mês”.
As propagandas mentirosas não aparecem para todas as pessoas na linha do tempo da página twitter.com/@planalto, mas ainda é possível localizá-las na rede usando a #NovaPrevidencia. Procurada para saber o motivo das publicações terem sumido da página, a coordenação do Gabinete Digital do Planalto informou que os posts foram publicados forma segmentada para públicos específicos, por isso não aparecem na timeline do perfil.
O Sintrajusc, assim como outros Sindicatos, está preparando campanha de mídia para esclarecer a população. Mas não é fácil esse combate, em função da concentração de meios nas mãos de poucas famílias e do fato de o governo Temer estar gastando milhões em dinheiro público para convencer os brasileiros a apoiar a reforma.
Sintrajud com edição do Sintrajusc