O Sintrajusc é um dos apoiadores da série semanal “Crimes Neoliberais”, que está no sétimo episódio e surgiu de uma parceria do Portal Desacato com o DIEESE. A série é apresentada pelo economista José Álvaro Cardoso e aborda, em vídeos curtos, temas de interesse dos trabalhadores, como as privatizações, as mudanças na Constituição que ameaçam a oferta de serviços públicos e a destruição de direitos, como ocorreu com a reforma trabalhista.
Na edição desta semana, o tema é a privatização da água e os interesses de grandes grupos pelo Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo que 70% dela localiza-se no subsolo brasileiro.
O apoio do Sindicato se dá em um contexto no qual cresce em todo o mundo o papel das chamadas mídias alternativas/contra-hegemônicas. Elas são fundamentais porque, no Brasil, cinco famílias controlam metade dos 50 veículos de comunicação com maior audiência. Segundo a pesquisa, feita pela Intervozes e os Repórteres Sem Fronteiras, o grupo Globo alcança sozinho uma audiência maior do que as audiências somadas do 2º, 3º, 4º e 5º maiores grupos brasileiros. Na sequência, aparecem a família Saad, dona do grupo Bandeirantes, e a família de Edir Macedo, da Record, com cinco veículos cada um, seguidas pela família Sirotsky, da RBS, com quatro veículos na lista, e a família Frias, com três veículos.
Esses veículos de comunicação controlam o discurso por meios massivos, como a televisão. Basta lembrar da campanha do governo Temer tentando convencer a população de que a reforma da Previdência é uma medida positiva e que há déficit na Seguridade Social.
Neste contexto, iniciativas de mídias alternativas surgem em todo o país buscando, através de um discurso crítico, conscientizar os trabalhadores. Em Florianópolis, o destaque é o Portal Desacato, da Cooperativa Comunicacional Sul, que está em atividade há 11 anos e mantém uma variada grade de programas. Os destaques são o site (desacato.info) e o JTT, o Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras (desacato.info/jtt).
Apoiando a série “Crimes Neoliberais”, o Sintrajusc compromete-se com a luta pela soberania comunicacional, que passa pelo apoio às mídias alternativas e, principalmente, pela luta em prol da quebra de hegemonia da grande mídia.
Veja o episódio em https://www.facebook.com/Portal.Desacato/videos/1813705725386550/UzpfSTUxMzUwMzY4MjEzMTc4NToxMTE4NDAzNzE0OTc1MTA5/