O Sintrajusc oficiou o TRT-SC, o TRE-SC e a Justiça Federal solicitando retroatividade no pagamento do reajuste dos auxílios alimentação e creche (assistência pré-escolar) a todos os servidores.
Foi publicada na segunda-feira, 4, a portaria conjunta dos tribunais superiores que reajusta os valores desses benefícios, congelados há mais de dois anos, com o reajuste de 2,95%, equivalente ao IPCA do ano passado.
No STF os valores atualizados já estavam em vigor desde fevereiro, quando o Supremo publicou portaria reajustando os benefícios para seus servidores.
Os sindicatos da categoria e a Fenajufe fizeram várias gestões junto às administrações locais e à cúpula do Judiciário, em Brasília, para que as sobras orçamentárias verificadas ainda em 2016 fossem usadas para atualizar os valores dos auxílios.
Em setembro do ano passado, a coordenação do Sintrajusc esteve em audiências no CNJ, STF, TST, TSE e CJF cobrando o reajuste, acompanhada do assessor financeiro Washington Moura e do assessor parlamentar Alexandre Marques, assim como de diretores de outros sindicatos da base da Fenajufe.
Ainda no ano passado, estudos feitos por Washington Moura revelavam aumento no orçamento do Judiciário, e que até 31 de agosto passado existia uma considerável margem, sem as despesas de pessoal e encargos, para permitir o reajuste solicitado pelos Sindicatos.