Está em andamento a nova campanha de mídia do Sintrajusc contra a reforma da Previdência. A divulgação das peças vai até o dia 30 de dezembro em 10 busdoors (transporte coletivo), dos quais 6 em linhas entre Florianópolis e São José e 4 em linhas que fazem a região Central de Florianópolis. O spot de rádio está sendo veiculado em duas rádios, BandFM e MassaFM, até 26 de dezembro. As peças foram feitas pela Produza.
Este é a segunda campanha do Sintrajufsc, nestes moldes, do ano passado para cá. A Reforma da Previdência foi oficialmente suspensa em 19 de fevereiro passado, com a entrada em vigor do decreto de intervenção na área de segurança no Rio de Janeiro, período em que não se poderiam fazer emendas à Constituição. O governo Temer utilizou essa desculpa, mas é sabido que o verdadeiro motivo foi a falta dos votos necessários para aprovar a PEC 287, que previa a reforma. Isso foi fruto do trabalho realizado por entidades sindicais, que desde 2017 realizam ampla e intensa campanha contra essa proposta.
Neste período, o Sintrajusc fez articulações com deputados e senadores e foi às ruas em atos, paralisações e mobilizações, além de campanhas de mídia em outdoor, busdoor e rádio.
Com a eleição de Jair Bolsonaro, o assunto voltou à pauta, mas a equipe de transição divulga notícias divergentes nas redes sociais e na imprensa. O certo é que os ataques já anunciados, mesmo que de forma genérica, deixam claro que os serviços públicos, a estabilidade dos servidores, o direito à aposentadoria, as conquistas trabalhistas e sociais são alvos centrais dessa política. A extinção do Ministério do Trabalho, desmembrado nos ministérios da Justiça e da Economia, alerta para o risco de a investida se estender à Justiça do Trabalho, medidas associadas à tentativa de eliminar toda e qualquer garantia laboral. Tudo isso em meio à aplicação, com a Emenda Constitucional 95, que congela os gastos públicos por 20 anos.
Por isso, em defesa dos nossos direitos, vamos nos manter vigilantes e prontos para a luta em 2019.