Sintrajusc distribui material sobre assédio moral e sexual nas relações de trabalho

O Sintrajusc está enviando a Joinville, Itajaí, Brusque, Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma, para as três justiças, os kits com cartaz e marca-página do Assediômetro, cartilha sobre o assédio moral e sexual nas relações de trabalho e adesivo com a mesma temática. O Assediômetro é um termômetro que indica as condições de locais e comportamentos sadios e os sintomas de quando essa condição se altera, podendo levar ao sofrimento psíquico no ambiente de trabalho.

A cartilha “Combate ao assédio moral e sexual no trabalho: esta luta é coletiva!”, em sua segunda edição, foi revisada e ampliada. A intenção é aprofundar o debate e, sobretudo, esclarecer o assunto sob o ponto de vista da caracterização do assédio, suas consequências e as atitudes que os trabalhadores, junto ao Sindicato, podem tomar para prevenir e combater o problema.

O material já foi entregue nas três justiças na Capital. Em maio, o Sindicato promoveu palestra e debate com o tema “Violências  e adoecimento no trabalho: o papel do enfrentamento coletivo”. A palestrante foi a psicóloga Vera Regina Roesler, que assessorou o Sintrajusc no projeto “Como Vai Você? Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal de SC”, que envolveu pesquisa nos locais de trabalho, palestras, elaboração de cartilha e atendimento aos servidores.