SINTRAJUSC apresenta pesquisa de saúde ao Diretor da JF

A Coordenação do SINTRAJUSC reuniu-se nesta quarta-feira, 14, com o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, Juiz Federal Alcides Vettorazzi, para apresentar a ele o projeto “Como vai você?”, de iniciativa do Sindicato, que tem o objetivo de verificar as atuais condições de saúde e de trabalho dos servidores do Judiciário catarinense. Participaram da reunião o Coordenador Paulo Koinski, o oficial de justiça da JF Edson Jorge da Silva, que integra a Comissão envolvida na pesquisa, e a psicóloga Vera Regina Roesler, responsável pelo trabalho.
Na visita, os representantes do Sindicato detalharam a proposta ao Diretor do Foro porque será necessário visitar os locais de trabalho, aplicar questionário e conversar com os servidores. A psicóloga Vera Regina, que já tem uma série de trabalhos nessa área, frisou que as informações obtidas serão tratadas de acordo com os preceitos éticos que regulamentam pesquisas sobre saúde.
O juiz Alcides Vettorazzi disse que a pesquisa é muito oportuna: “Estamos na fase de implantação de processo eletrônico, que traz uma série de desafios no sentido de, entre outros, reorientar o trabalho das pessoas”. Ele demonstrou preocupação com questões como ergonomia, o bem-estar no trabalho e a necessidade de os servidores serem preparados para a aposentadoria, tema sobre o qual, de acordo com ele, a sua Administração pretende atuar até o ano que vem.
Para informar chefias e servidores em todo o Estado, o Diretor do Foro irá comunicar as subseções da JF a respeito da pesquisa do SINTRAJUSC: “Temos o maior interesse de que esses assuntos venham à tona, porque se trata de algo cada vez mais relevante. Vindo de um Sindicato, que também tem entre suas funções a de proteger o servidor, é uma iniciativa elogiável”.
Em breve, o Sindicato informará os servidores sobre os detalhes da pesquisa, que será feita nos três ramos do Judiciário Federal em SC.