Sintrajufe/MA chama toda a categoria a participar do Dia Nacional de Lutas

No Maranhão, o Sintrajufe/MA está convocando toda a categoria a participar do Dia Nacional de Luta e paralisações, com ato público a partir das 8h, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís. Na ocasião, trabalhadores de vários segmentos e participantes de movimentos sociais e do movimento estudantil mostrarão sua indignação contra vários ataques à classe trabalhadora, desferidos em âmbitos estadual e nacional.
Em relação à política nacional, de acordo com o Sintrajufe/MA, os movimentos sindical, popular e estudantil convocam os trabalhadores a lutar contra a política econômica do governo federal, que enriquece banqueiros e grandes empresários e mantém a concentração de renda. Entre as ações do governo federal, contestadas pelos trabalhadores, se destacam a retirada de direitos trabalhistas e a Reforma Previdenciária. Outro alvo do protesto é a proposta do governo Lula de congelar os salários dos servidores públicos por dez anos através do PLP 01/07, contido no PAC, e o projeto que proíbe a greve dos servidores públicos.
Em nível estadual, a luta é contra a política do governo Jackson Lago, que retira direitos dos servidores públicos estaduais e expande o agronegócio pelo Estado.
No Maranhão, o ato do dia 23 de maio está sendo convocado pela CUT, Conlutas, Sindicato dos Bancários, Sindsep/MA, Sintrajufe/MA, MST, DCE/UFMA, DCE/CEFET, Quilombo Urbano, Movimento Resistência dos Professores, entre outros grupos organizados.

Fonte: Fenajufe, com Sintrajufe/MA