Sindjuf-PA/AP repudia censura e cobra respeito à atividade sindical

Um grupo de diretores de base, coordenadores e assessoria jurídica do Sindjuf-PA/AP esteve na tarde desta terça-feira [24] em audiência com a juíza Hind Gassan Kayath, diretora substituta da Seção Judiciária Federal do Pará, para cobrar explicações acerca do incidente ocorrido na segunda-feira [23], quando representantes da entidade foram impedidos pelo diretor administrativo da Justiça Federal, Haroldo Ferri, de distribuir informativos do sindicato, numa flagrante tentativa de intimidação e censura à atividade sindical.

Na reunião, a juíza informou que cada juiz tem autonomia na sua vara e apenas os magistrados podem autorizar a distribuição dos informativos. Na parte administrativa é o diretor do foro quem delibera. De acordo com o Sindjuf-PA/AP, a juíza deixou uma coisa bem clara: em nenhum momento determinou a censura de qualquer documento do sindicato. “Ficou claro para os participantes da reunião, que a responsabilidade pelo episódio coube ao diretor administrativo do Foro, que mostrou total inabilidade na condução do episódio”, avalia a diretoria do sindicato.

O Sindjuf informa que vai cobrar a cada vara federal o respeito da atividade sindical no local de trabalho como determina a legislação. “Caso algum magistrado castre a liberdade sindical, o Sindjuf-PA/AP entrará com o devido remédio legal”, afirma o sindicato.

Na audiência, os diretores presentes também repudiaram qualquer tipo de censura a documentos do sindicato e defenderam a atividade sindical.

Fonte: Sindjuf-PA/AP