O Comando Nacional de Greve, reunido nesse momento na sede da Fenajufe, em Brasília, após avaliar o resultado dos trabalhos do dia de hoje, orienta que todos os sindicatos apresentem à categoria a proposta de revisão salarial aprovada pelo STF e enviem o resultado das assembleias imediatamente à Fenajufe. Na avaliação dos dirigentes sindicais, a aprovação da proposta pelos ministros do Supremo é resultado da pressão da greve nacional e da atuação, durante as últimas semanas, do Comando de Greve, o que representa uma vitória da categoria.
De acordo com eles, o texto final da proposta, apesar de não contemplar integralmente às reivindicações dos servidores, traz alguns avanços considerados importantes pela Fenajufe e pelos seus sindicatos de base. “Diante dos impasses na negociação no início dessa semana, temos certeza que a pressão da greve e a atuação intensa do Comando Nacional de Greve foram os grandes responsáveis pelo resultado obtido hoje”, avaliaram os coordenadores da Fenajufe e os representantes dos sindicatos, em reunião realizada nessa noite.
Os ministros do STF, durante a sessão administrativa, se comprometeram a encaminhar o projeto ao Congresso Nacional imediatamente. O Comando Nacional de Greve alerta, no entanto, que só terá garantia do resultado final depois que a proposta for finalmente enviada ao Legislativo. Também lembra que ainda não foi feita a negociação dos dias parados e, por isso, orienta que os sindicatos procurem as administrações dos tribunais para resolver essa questão e não permitir que os servidores saiam prejudicados.
A Fenajufe informa que as tabelas mencionadas no artigo 7º do anteprojeto serão encaminhadas amanhã para todos os sindicatos, que as apresentarão à categoria.
Da Fenajufe – Leonor Costa