Sindicatos de trabalhadores estão entre as dez instituições de maior confiança dos brasileiros

Pesquisa do Ibope mostra que os Sindicatos de trabalhadores estão entre as 10 instituições nacionais com maior grau de confiança dos brasileiros. A pesquisa apresenta alguns dados que à primeira vista podem ser considerados contraditórios, já que também mostra que os meios de comunicação (jornal, rádio e televisão) também são confiáveis. Meios de comunicação, como se sabe, demonstram tradicionalmente uma enorme má vontade com os sindicatos de trabalhadores.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope Opinião no ano passado. Os políticos lideram a lista dos menos confiáveis, o que não é novidade, ou pela atuação dos próprios, ou pela propaganda massiva dos meios de comunicação, que aposta na generalização e não distingue práticas políticas e mesmo biografias pessoais diferenciadas. 90% dos brasileiros não confiam nos políticos.
Outras instituições em que os brasileiros não confiam são partidos políticos (88%), Câmara dos Deputados (81%) e Senado Federal (76%). Entre as instituições em que os brasileiros mais confiam estão: médicos (81%), Igreja Católica (71%), Forças Armadas (69%), jornais (63%), engenheiros (61%), televisão (57%), rádios (56%), Igrejas Evangélicas (53%), Sindicatos de Trabalhadores (51%) e advogados (48%). O estudo é realizado desde 1989.
De acordo com os dados da pesquisa, além dos advogados, os sindicatos de trabalhadores são mais confiáveis do que o Poder Judiciário (45%), publicitários (39%), empresários (37%), polícia (35%), Senado Federal (20%), Câmara dos Deputados (15%), partidos políticos (10%) e políticos (8%).

Fonte: Agência Diap