Sindicalistas discutiram jornada de trabalho pelo desenvolvimento

As sete centrais sindicais do País realizaram nos dias 3 e 4 de abril, em São Paulo, a Jornada pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do Trabalho.
O seminário, voltado para dirigentes sindicais, é parte de projeto conjunto dessas entidades na defesa da implementação, no Brasil, de um projeto que vise o desenvolvimento econômico, mas acompanhado de distribuição de renda.
A Jornada possibilitou o lançamento da Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento, uma plataforma de consenso entre as sete centrais, entregue para o representante do Ministério do Trabalho e dos empresários presentes ao evento. A Jornada incluiu ainda a apresentação do site: www.jornadapelodesenvolvimento.org.br, onde pode ser acessada a agenda de atividades.

Discussões

O seminário teve quatro mesas de discussão. A primeira reuniu os professores Márcio Pochmann (Cesit/Unicamp), Azuete Fogaça (UFJF), José Antônio Martins (FGV-SP), Nilson Araújo (Instituto de Trabalho Dante Pelacani) e Sadi Dal Rosso (UNB), e teve por tema Mercado de Trabalho e Distribuição de Renda.
A segunda, que tratou de Estado e Democracia, teve a participação de Luiz Werneck Viana (Iuperj), Emir Sader (Uerj) e Laís Abramo, diretora da OIT no Brasil.
A terceira mesa, foi para apresentação da agenda aos participantes do evento, contou com a presença de representantes das centrais sindicais responsáveis pelo documento e do DIEESE.
A última mesa, realizada na manhã do dia 04, permitiu a apresentação dos principais pontos que constam na agenda para os demais setores da sociedade.

Fonte: Agência Carta Maior