Servidores federais farão ato público na abertura do Pan- Americano

Reunidos em plenária nacional neste domingo, 1º de julho, servidores públicos federais de várias categorias decidiram realizar um ato público de rua durante a abertura oficial dos jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, no próximo dia 13. O objetivo é aproveitar a presença do presidente da República e de outras autoridades políticas na abertura do maior evento olímpico dos países do continente americano. Os servidores vão apresentar os eixos de luta da campanha salarial de 2007, como a retirada do PLP 01/07 do Congresso Nacional, o direito à negociação coletiva no serviço público e contra qualquer projeto que restrinja o direito de greve dos servidores públicos.
De acordo com os presentes na plenária nacional, o ato público deverá, ainda, incorporar como eixo as denúncias de corrupção envolvendo parlamentares, como os casos do presidente do Senado, Renan Calheiros [PMDB/AL], e do senador Joaquim Roriz [PMDB/DF]. Para esta atividade do dia 13, as entidades deverão se empenhar para enviar caravanas de vários Estados. 
Além do ato público, os servidores também participarão de uma reunião ampliada, no dia 14 de julho, convocada pela Cnesf [Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais], também no Rio de Janeiro. Na reunião, deverão participar dirigentes das entidades nacionais que compõem a Cnesf e representantes de sindicatos de base dos servidores federais.
Os delegados da plenária nacional também aprovaram intensificar as campanhas unificadas. A Cnesf vai discutir em suas próximas reuniões ordinárias a convocação de uma plenária nacional para a primeira quinzena de agosto, precedida de plenárias setoriais; e o indicativo de paralisações para a construção de uma greve unificada. Também será discutido pela Coordenação a inclusão, como eixo de luta da campanha salarial de 2007, o reajuste de 28,5%, mesmo índice concedido ao presidente da República e aos parlamentares.
A plenária nacional da Cnesf reuniu 91 pessoas, sendo 64 delegados e 27 observadores. Da base da Fenajufe, participaram sete pessoas, entre os quais os coordenadores Cláudio Klein, Antônio dos Anjos Melquiades e Paulo Rios.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)