Servidores em Minas aprovam entrar em greve a partir do dia 12

O ato público realizado nesta quinta-feira [06], em frente ao prédio do TRE na avenida Prudente de Morais, em Belo Horizonte, confirmou o que o ato do dia 5 já anunciava: os servidores do Poder Judiciário Federal estão dispostos a pressionar o governo até que o projeto da revisão salarial, o PL 6613/09, seja aprovado e não hesitarão em fazer a greve. De acordo com o Sitraemg-MG, os mais de 350 participantes, entre aposentados e ativos das justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral, participaram de ato público e, às 13h30, de Assembleia Geral Extraordinária, na qual, por unanimidade, ficou decidido que a categoria em Minas paralisará suas atividades a partir do dia 12, só retornando quando o projeto for aprovado. Até lá, a fim de obedecer aos prazos e trâmites legais, serão feitos atos públicos sucessivos, respeitando a exigência de se manterem os serviços essenciais em funcionamento.

O presidente do Sitraemg, Alexandre Brandi, iniciou o ato convidando os servidores do TRE a descerem de seus locais de trabalho e se juntarem aos presentes. Em seguida, deu informes sobre o movimento pelo Brasil e sobre as últimas atividades do sindicato em defesa da luta pela aprovação do PL 6613/09 e contra o PLP 549/09 [congelamento salarial], como a caravana que esteve em Brasília nos dias 27 e 28 de abril. Também esclareceu a todos que, mesmo a greve nacional tendo sido deliberada na Reunião Ampliada da Fenajufe para ser deflagrada no dia 6, cada estado teria autonomia para iniciar seu movimento. “Esta informação é importante para que servidores e população saibam que o movimento em Minas está obedecendo a todas as exigências legais para a realização da greve”, explica a diretoria do Sitraemg.

Próximos atos
O próximo ato público em defesa do PCS e contra o projeto de congelamento dos salários – e de vários outros que atacam os direitos de servidores públicos e estão na pauta do governo – acontece nesta sexta-feira [07], entre 12h e 14h, na frente do prédio da Justiça Federal em Belo Horizonte [Avenida Álvares Cabral, 1805, Santo Agostinho]. Mais dois atos estão programados para os dias 10 e 11 de maio, segunda e terça-feira, respectivamente, conforme calendário abaixo:

·07/05, sexta-feira: em frente ao prédio da Justiça Federal da Avenida Álvares Cabral, 1805
·10/05, segunda-feira: em frente ao prédio do TRT da Avenida Getúlio Vargas, 225
·11/05, terça-feira: em frente ao prédio do TRE da Avenida Prudente de Morais, 100

O Sitraemg-MG convida a todos os servidores a comparecerem aos atos e, no interior, fazerem paralisações nos mesmos horários dos atos em Belo Horizonte, colocando faixas e cartazes em seus locais de trabalho. O sindicato informa que arcará com todas as despesas de mobilização.