Servidores em greve realizam passeata em São Luís

A greve do Judiciário Federal no Maranhão deixou funcionando apenas os serviços considerados essenciais nas Justiças Federal, Eleitoral e Trabalhista da Capital e a partir desta quarta-feira [12] ganhou a adesão no MPU [Procuradorias da República e do Trabalho]. Na manhã de hoje os grevistas forma às ruas participar do ato unificado, em frente ao prédio sede da Justiça Federal. De lá, eles saíram em passeata, passando pelo TRT, Fórum Trabalhista Astolfo Serra, e TRE/MA.

Além da derrubada do PLP 549 [rejeitado na sessão de hoje da Comissão de Trabalho], os servidores exigem a imediata votação do PL 6613/09 [Plano de Cargos e Salários do Judiciário Federal]. No Maranhão, com quase todos os serviços dos Tribunais Federais parados em São Luís, a greve deve se estender pelo interior do Estado, alcançando cidades como Imperatriz e Caxias e suas regiões de abrangência.

Adesão do Ministério Público Federal
Os servidores das Procuradorias da República e do Trabalho também paralisam suas atividades nesta quarta e na quinta-feira, como forma de pressionar pelo fim do PLP 549 e pela tramitação do seu Plano de Cargos e Salários [PL 6697/09]. O PL 6697 foi aprovado pela Comissão de Trabalho e Serviço Público e já está na Comissão de Finanças e Tributação. Entretanto, os trabalhadores consideram que é hora de se juntar à mobilização, dada a ameaça real representada pelo PLP 549 e acenos do governo em barrar todo e qualquer Plano de Cargos e Salários.

Os servidores do MPU estão concentrados desde o meio-dia, em frente ao prédio Sede da Procuradoria da República no Maranhão, localizada na Praça Odorico Mendes. Na quinta, os servidores do MPU deliberam sobre adesão à greve por tempo indeterminado.

Fonte: Sintrajufe-MA