Servidores da UFSC cruzam os braços

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entraram em greve ontem, 18. A greve havia sido decidida em assembléia na segunda-feira, seguindo recomendação da plenária nacional dos servidores de universidades federais, realizada durante o fim de semana em Brasília.
Não estão funcionando a Biblioteca Central e o Departamento de Administração Escolar (DAE), responsável pelo gerenciamento das matrículas, notas, e alocação de turmas. A greve é parcial no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), creche mantida pela UFSC, e poderá haver alteração no horário de atendimento às crianças. O Restaurante Universitário (RU) serviu almoço ontem, mas também deve fechar a partir de hoje. As aulas não chegaram a ser prejudicadas. Alguns centros de ensino tiveram adesão parcial e outros devem entrar na greve a partir de hoje, 19, ou segunda-feira, 22.
O eixo específico da greve é o seguinte:
I – Garantia de recursos orçamentários no orçamento de 2006 para:
a) Implantação da segunda etapa da carreira
– Níveis de capacitação
– Incentivo de qualificação
b) Racionalização dos cargos
II – Resolução imediata do VBC (Vencimento Básico Complementar)
III – Atendimento da pauta específica de reivindicações protocolada no MEC em relação aos benefícios:
– Auxílio à saúde
– Reajuste do vale-alimentação
– Parcelamento das férias
A plenária da Fasubra também definiu o eixo geral a ser negociado na Mesa Nacional dos Servidores Públicos Federais: