Seminário vai discutir a cobertura da mídia nas eleições

O papel da mídia brasileira na cobertura das eleições deste ano será tema de um seminário da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. O evento ainda não tem data marcada. O requerimento para o seminário, do deputado Fernando Ferro (PT-PE), foi aprovado na semana passada.
Fernando Ferro considera que nos últimos meses, sobretudo no período pré-eleitoral, a divulgação de matérias sobre vazamento de informações de investigações ainda não concluídas deram margem a interpretações que induziram o eleitor brasileiro a interpretações errôneas da realidade nacional.
“A democracia requer a existência de uma imprensa livre e comprometida com transmissão verdadeira de notícias e fatos”, afirma o deputado. “A veiculação de matérias deve refletir a ética na apuração dos fatos publicados.”

Convidados
O seminário deverá contar com a presença de profissionais de veículos de comunicação das Organizações Globo, das revistas Veja e Carta Capital, do jornal Folha de S.Paulo e da rádio Jovem Pan, além do jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada.
Também serão convidados representantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, do Sindicato dos Radialistas, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Radiobrás, do Conselho de Comunicação Social, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, de TVs educativas, de universidades, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Poder Judiciário e da associação Intervozes.

Fonte: Agência Câmara