Rodrigo Maia nega “engavetar” reforma da Previdência

O jornal Folha de S.Paulo abriu manchete principal de capa da edição impressa nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, informando o seguinte: “Sem votos, Maia quer tirar reforma da pauta”. Na versão online, o título da matéria cravava: “Maia quer engavetar reforma da Previdência”. A notícia deixou parte dos leitores animados, mas a verdade é que o presidente da Câmara dos Deputados segue insistindo na votação do fim do sistema de seguridade social consolidado na Constituição de 1988. Maia afirmou hoje (5) que ainda não decidiu se vai tirar a reforma da Previdência da pauta da Câmara.

O ano legislativo será aberto nesta segunda-feira (5) no Congresso Nacional e há a expectativa pelo início das discussões sobre a reforma previdenciária em plenário ainda esta semana, conforme anunciado por Maia no final do ano passado.

A votação da matéria está prevista para a semana seguinte ao Carnaval. “Antes do dia 20 de fevereiro, não há da minha parte nenhum posicionamento para tirar a reforma da Previdência da pauta da Câmara”, disse o deputado em nota.

Em resposta a matérias publicadas na imprensa que adiantam o desejo do presidente da Câmara de arquivar a proposta diante da ausência dos votos, Maia rebateu dizendo que ainda vai conversar com governadores e os deputados para checar se há apoio suficiente para aprovar a emenda que altera as regras de acesso à aposentadoria.

“Hoje tenho uma reunião com governadores para discutir a Previdência e outros temas. E esta semana, com a chegada dos deputados, vamos ouvir um a um para ver, de fato, quantos votos temos para a votação desta matéria”, completa a nota.

Portanto, manter e intensificar a mobilização é a única possibilidade de derrotar o governo e impedir a votação da reforma da Previdência. Nesta terça-feira (6), às 17 horas, tem Plenária das Centrais Sindicais em defesa da Previdência Pública. A atividade será no Largo da Catedral, no Centro de Florianópolis.