Representante de servidores públicos defende contratações e equiparação salarial

Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) defende a contratação de mais servidores e reivindica reajuste salarial. Um dos diretores do órgão, Josemilton Costa, afirma que o estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reflete a defasagem do salário dos servidores públicos.

“A pesquisa do Ipea desmistifica o servidor público como marajá. Isso é importante porque contradiz parte do discurso de governantes e da imprensa”, diz Costa.

De acordo com a pesquisa, seria necessário elevar os custos da administração pública em 8,7% para equiparar o salário dos servidores ao da iniciativa privada. O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, disse que os dados desmentem a teoria de que os servidores oneram demais o Estado. Ele não vê empecilho econômico para novas contratações.

O Executivo, em proposta encaminhada ao Congresso Nacional, prevê a contratação de até 56,3 mil trabalhadores no ano que vem. O diretor do Condsef apóia o surgimento de vagas em concursos públicos.

“Somos a favor porque a população precisa de melhores serviços públicos. Nós temos uma defasagem de 500 mil servidores. Quem é contra tem uma situação financeira privilegiada e pensa não precisar desses serviços”, conclui.

Fonte: Condsef.