A Fenajufe se reuniu com o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Daniel Marchionatti, nessa terça-feira (30). Na ocasião, a Federação reforçou a importância da reserva orçamentária no Projeto da Lei Orçamentária (PLOA) de 2025 para garantir a reestruturação da carreira das servidoras e servidores do PJU. Nos próximos dias, o Judiciário deve encaminhar ao Congresso Nacional o orçamento previsto para o ano que vem.
Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, acompanhadas da assessora técnica Vera Miranda e do assessor institucional Alexandre Marques.
Durante a reunião, a Federação fez um breve resumo dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU —organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — nos últimos meses em relação à proposta da Fenajufe para um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) que foi apresentada em abril deste ano.
Na ocasião, a Fenajufe destacou que é necessário um esforço conjunto com as administrações dos órgãos para iniciar-se, de fato, a implementação de um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). A Federação criticou a proposta apresentada no fórum sobre um possível reajuste linear.
No informe, as coordenadoras Lucena e Soraia explicaram que o espaço é para discutir a carreira como um todo e que historicamente, nas últimas negociações de planos de cargos e salários, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu a recomposição salarial, sem a necessidade de um grupo de trabalho. Portanto, a Fenajufe defende que o Fórum de Carreira do CNJ dever ser usado para discutir o novo PCCS dos(as) servidores(as) do Judiciário; e ressaltou que defenderá o percentual de reajuste salarial junto ao STF.
A próxima reunião ordinária do Fórum de Carreira do CNJ está prevista para ocorrer no dia 8 de agosto. Na data, a Fenajufe, em conjunto com os sindicatos de base, realizará um ato em Brasília com a presença de servidores(as) vindos(as) de todo o Brasil; a atividade está prevista para ocorrer às 8h no estacionamento do CNJ, antes da reunião do fórum de carreira que deve começar às 10h; Depois, a categoria se reúne às 14h no STF para dar continuidade à atividade.
Da Fenajufe