Confira abaixo o quadro de greve e de mobilização pela aprovação dos PCS.
Estados que já estão em greve por tempo indeterminado
Sindjus-DF: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 18 de maio. Todos os dias, o sindicato promove piquetes com os grevistas nos locais de trabalho. Nesta quinta [16], os grevistas participaram da manifestação dos servidores públicos federais, na Esplanada dos Ministérios.
Sindjufe-BA: Os servidores do Judiciário Federal baiano continuam em greve, que teve inicio no dia 1º de junho. Nesta quinta [16] foi realizado um ato no Iguatemi, com outras entidades de servidores públicos para protestar contra os projetos que retiram direitos. Uma nova assembleia será realizada nesta sexta-feira [17], às 11h, na Justiça Eleitoral.
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 7 de junho. Nesta quinta-feira [16] a assembleia geral foi no TRT. Nesta sexta-feira [17], o encontro dos grevistas será no TER, às 17h. O sindicato enviou uma delegação de 12 servidores para participar do ato unificado nesta quinta [16].
Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá entraram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira, 15 de junho. No primeiro dia do movimento, o sindicato promoveu assembleia no TRT-PA, ato público no TRE e mobilização na JF. Em Macapá-AP, foi realizada assembleia no Fórum Trabalhista. Em Santarém e Ananindeua, cidades do interior do Pará, o sindicato também promoveu atividades de mobilização no Fórum Trabalhista. Nesta quinta-feira [16], a mobilização da greve foi em todos os tribunais de Belém e nos Fóruns Trabalhistas de Santarém, Ananindeua e Macapá. Na sexta [17], às 10h, em frente ao prédio da JF, haverá ato unificado com os servidores do MPU, que também estão em greve. No TRE e na JF serão realizadas assembleias setoriais. E na JF de Santarém haverá ato público, às 10h.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima iniciaram nesta quarta [15] a greve por tempo indeterminado. A decisão da categoria foi tomada em assembleias setoriais realizadas nos dias 9, 10 e 13 de junho.
Sintrajufe-RS: A greve no Rio Grande do Sul teve início nesta quinta-feira [16]. As atividades iniciaram às 13h com assembleias de base nos prédios da 1ª Instância da Justiça Federal, no anexo do Tribunal Regional Eleitoral e nas Varas Trabalhistas. Após, os servidores da JF e do TRE dirigiram-se ao prédio das Varas Trabalhistas, onde foi realizada assembleia geral, que aprovou a manutenção da greve por tempo indeterminado. A assembleia contou com a participação de servidores de cidades do interior do Estado. Em seguida, houve caminhada das VTs ao TRT e ato público estadual em frente ao TRT. A próxima assembleia estadual será no dia 21, próxima terça-feira.
Estados que já decidiram entrar em greve por tempo indeterminado
Sindiquinze-SP: Assembleias realizadas na segunda-feira [13] aprovaram a deflagração da greve por tempo indeterminado na JT da 15ª Região a partir do dia 20 de junho. As deliberações aconteceram no Fórum Trabalhista de Campinas e nas demais subsedes [Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba].
Sinjufego-GO: Em assembleia geral extraordinária realizada na segunda-feira [13], na sede do Sinjufego, os servidores em Goiás decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho. Esta semana estão sendo realizados arrastões de convencimento no TRT-GO, na quinta-feira [16] e na sede da Justiça Federal, na sexta-feira [17].
Estados que realizam paralisações
Sintrajud-SP: Servidores do Judiciário Federal em São Paulo promovem paralisação de 48 horas nesta quinta e sexta-feira [16 e 17], com assembleia geral de avaliação no segundo dia para definir se continuam ou não em greve. O sindicato também enviou caravana para participar do ato unificado em Brasília, no dia 16.
Sintrajuf-PE: Os servidores em Pernambuco realizam paralisações nos desde a terça-feira [15]. Nesta sexta-feira [17], a paralisação será de 24 horas, com a realização de assembleias setoriais nos locais de trabalho para avaliar a continuidade do movimento.
Sindje-AC: Os servidores da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral do Acre decidiram, em assembleia realizada nesta quinta [16], pela paralisação total das atividades por 24 horas na próxima quarta-feira, dia 22, em apoio à greve em seis estados pela aprovação do PCS da categoria.
Sinsjustra-RO/AC: Nesta quinta-feira e sexta-feira [16 e 17] os servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre paralisam os trabalhos durante quatro horas, das 8h às 12h. No segundo dia, haverá assembleia geral, às 12h, para avaliar o movimento e decidir se aderem ou não à greve por tempo indeterminado.
Sinje-CE: Os servidores da Justiça Eleitoral do Ceará realizam paralisações desde a terça-feira [15], das 16h30 às 19h. Na próxima segunda-feira [20], haverá assembleia geral, às 17h, no TRE, para decidir sobre a participação na greve por tempo indeterminado.
Sindissétima-CE: Os servidores do TRT-CE decidiram por unanimidade, em assembleia realizada pelo nesta segunda-feira [13], paralisar os trabalhos durante uma hora a partir da próxima terça feira, dia 21 de junho. De acordo com o sindicato, no mesmo dia será avaliada a continuidade do movimento. O Sindissétima informa, ainda, que enviará dois servidores para o ato unificado no dia 16 de junho, em Brasília.
Sintrajurn-RN: O Sintrajurn-RN reuniu na manhã desta quinta-feira [16], os servidores do TRT, da JF e do TRE, em um ato público unificado em prol do PCS. Durante duas horas a categoria se manteve unida. O ato unificado faz parte das assembleias setoriais que vem sendo realizadas pelo sindicato. Os servidores da JF decidiram paralisar as atividades por 2 horas na próxima quarta-feira [22], das 14 às 16 hora. No mesmo dia 22, os servidores do TRT participam de um ato seguido de assembleia com caráter deliberativo para novas atividades. No sábado [18] será a vez dos servidores do TRE participar de uma assembleia, às 10h, na sede do sindicato.
Estados que promovem mobilizações e assembleias
Sisejufe-RJ: O Sisejufe-RJ concluiu nesta quarta-feira [15], na Seção Judiciária do Rio de Janeiro [SJRJ] da avenida Rio Branco, a série de assembleias setoriais para a deflagração da greve da categoria no estado. E nesta quinta-feira [16], os servidores participaram de assembleia geral para definir a data de entrada no movimento. Antes, foi realizada passeata da Candelária até o TRE Sede, a partir das 15h. Até o fechamento deste quadro, não havia informação sobre o resultado da assembleia no Rio.
Sintrajufe-MA: Os servidores da Procuradoria da República do Maranhão realizaram atos de mobilização durante duas horas [das 14h às 16h] nesta quarta-feira, 15 de junho. Depois da atividade, a categoria aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 21 de junho, que será avaliado em assembleia no dia 20. De acordo com o sindicato, caso não haja avanços nas negociações, os servidores vão reafirmar a adesão à greve.
Sintrajusc-SC: Assembleia geral desta quarta-feira [15] aprovou realizar assembleia e ato no dia 22 de junho, na rampa do TRT, das 15 às 17 horas.
Sintrajufe-PI: O Sintrajufe-PI agendou reuniões setoriais nesta semana para discutir a mobilização dos servidores no estado. Nesta quinta [16] o sindicato realizou uma assembleia geral e ato público no prédio da JF. A partir dos debates, os servidores decidiram marcar novo ato com assembleia geral para a próxima terça [21], em frente do TRE, a partir das 9h.
Sindjus-AL: O sindicato realiza esta semana assembleias setoriais para discutir com a categoria a deflagração da greve por tempo indeterminado. A assembleia geral para definir a entrada na greve por tempo indeterminado será na sexta-feira [17], às 9h, na sede do sindicato.
Sinpojufes-ES: Os servidores no Espírito Santo se reúnem na próxima segunda-feira [20] em assembleia geral para definir a adesão à greve por tempo indeterminado em defesa do PCS. O encontro será na sede da Justiça Federal, em Vitória, às 10h30, em 1ª convocação; e 11h, em 2ª convocação.
Sitraemg-MG: O sindicato iniciou o processo de construção da greve no estado. A diretoria está percorrendo os locais de trabalho para distribuir entre os servidores uma cartilha com todos os esclarecimentos sobre a greve e uma enquete por meio da qual a entidade quer saber que tipo de ação de mobilização cada um gostaria e estaria efetivamente disposto a participar: greve, paralisações ou apenas atos públicos. O sindicato enviou a Brasília caravana com 36 pessoas nesta quinta-feira [16], para participar de ato unificado dos servidores públicos federais.
Da Fenajufe, com informações dos sindicatos