– Confira abaixo o quadro de greve e de mobilização pela aprovação dos PCSs.
Estados que já estão em greve por tempo indeterminado:
Sindjus-DF: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 18 de maio. Antes disso, a categoria promoveu paralisações de 24 horas e de 48 horas. Todos os dias, o sindicato promove piquetes com os grevistas nos locais de trabalho. Nesta quarta-feira [15] será promovido ato unificado em frente ao STF, a partir das 15h.
Sindjufe-BA: Em assembleia geral realizada nesta terça-feira [14], os servidores do Judiciário Federal baiano decidiram continuar a greve, que teve inicio no dia 1º de junho. Uma nova assembleia será realizada na sexta-feira [17], às 11h, na Justiça Eleitoral. Em seguida será realizada uma palestra com o deputado Policarpo, que vai falar sobre PCS. Na JF, cerca de 90% dos servidores estão em greve; no TRE e TRT a grande maioria parou suas atividades.
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 7 de junho. Nesta terça-feira à tarde [14] houve assembleia geral e ato público no saguão de entrada do TRE. O sindicato enviará uma delegação de 12 servidores para participar do ato unificado no dia 16.
Estados que já decidiram entrar em greve por tempo indeterminado
Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá entrarão em greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de junho. Os Fóruns Trabalhistas de Ananindeua, Santarém e de Macapá, no Amapá, já decidiram participar da mobilização. Nesta quarta, uma assembleia será realizada no TRT de Belém a partir das 8h. Em seguida, o grupo segue em direção ao TRE/PA, onde será realizado um ato público.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima decidiram deflagra e greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de junho. A decisão da categoria foi tomada em assembleias setoriais realizadas nos dias 9, 10 e 13 de junho. Durante esta semana o sindicato visitará o Fórum de Boa Vista, em Roraima, para deflagrar a greve naquele estado.
Sintrajufe-RS: Na próxima quinta-feira, 16 de junho, os servidores gaúchos entram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral no último sábado [11], em Porto Alegre. O sindicato também enviará delegação para participar do ato unificado dos servidores federais, no dia 16, em Brasília. No mesmo dia, o sindicato promove assembleias setoriais e uma assembleia estadual para avaliar o primeiro dia do movimento grevista.
Sindiquinze-SP: Assembleias realizadas nesta segunda-feira [13] aprovaram a deflagração da greve por tempo indeterminado na JT da 15ª Região a partir do dia 20 de junho. As deliberações aconteceram no Fórum Trabalhista de Campinas e nas demais subsedes [Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba].
Sinjufego-GO: Em assembleia geral extraordinária realizada nesta segunda-feira [13], na sede do Sinjufego, os servidores em Goiás decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho. Ainda esta semana, como atos preparatórios, serão realizados arrastões de convencimento no TRT-GO, na quinta-feira [16] e na sede da Justiça Federal, na sexta-feira [17].
Estados que realizarão paralisações
Sintrajud-SP: Servidores do Judiciário Federal em São Paulo promoverão paralisação de 48 horas nos dias 16 e 17 de junho, com assembleia geral de avaliação no segundo dia para definir se continuam ou não em greve. O sindicato vai enviar caravana para participar do ato unificado em Brasília, no dia 16.
Sintrajuf-PE: Por unanimidade, a assembleia dos servidores do Judiciário Federal em Pernambuco, na última quinta-feira [09], no TRE, aprovou a realização de paralisações nos dias 15, 16 e 17 de junho, obedecendo o seguinte cronograma: 15/06 – quarta-feira- paralisação de duas horas. 16/06- quinta-feira – paralisação de três horas. 17/06- sexta-feira – paralisação de 24 horas, com a realização de assembleias setoriais nos locais de trabalho para avaliar a continuidade do movimento.
Sindissétima-CE: Os servidores do TRT-CE decidiram por unanimidade, em assembleia realizada pelo nesta segunda-feira [13], paralisar os trabalhos durante uma hora a partir da próxima terça feira, dia 21 de junho. De acordo com o sindicato, no mesmo dia será avaliada a continuidade do movimento. O Sindissétima informa, ainda, que enviará dois servidores para o ato unificado no dia 16 de junho, em Brasília.
Estados que promoverão mobilizações e assembleias
Sisejufe-RJ: Esta semana, de 13 a 15 de junho, o sindicato promove com a categoria assembleias setoriais para debater a adesão à greve nacional em defesa do PCS. E na quinta-feira [16], os servidores participarão de assembleia geral, às 17h, para definirem a data de entrada no movimento. Antes, será realizada passeata da Candelária até o TRE Sede, a partir das 15h
Sintrajusc-SC: Em Santa Catarina, o sindicato convoca a categoria para assembleia geral no dia 15 de junho, às 13h30, na rampa do TRT. O objetivo é definir a participação na greve em defesa do PCS.
Sindjus-AL: O sindicato realiza esta semana assembleias setoriais para discutir com a categoria a deflagração da greve por tempo indeterminado. De terça a quinta-feira [14 a 16/06], o sindicato se reunirá com os servidores do TRT, do TRE e da JF. A assembleia geral para definir a entrada na greve por tempo indeterminado será na sexta-feira [17], às 9h, na sede do sindicato.
Sintrajufe-PI: O Sintrajufe-PI agendou reuniões setoriais nesta semana para discutir a mobilização dos servidores no estado. Na segunda [13], os servidores do TRE foram os primeiros a se reunirem para discutir o indicativo de greve. Nesta terça [14] foi a vez dos servidores da Justiça Federal e do TRT da Fazendinha. Nesta quarta [15], o sindicato vai reunir servidores do Fórum Trabalhista e da sede do TRT às 9h e 10h, respectivamente. Na quinta [16] o sindicato realiza uma assembleia geral e ato público no prédio da JF, às 9h, reunindo toda a categoria para discutir o indicativo de greve por tempo indeterminado no estado.
Sintrajufe-MA: Os servidores da Procuradoria da República do Maranhão realizarão atos de mobilização durante duas horas [das 14h às 16h] na próxima quarta-feira, 15 de junho. O objetivo da atividade é preparar a categoria para deflagrar a greve por tempo indeterminado. A programação do dia 15 foi decidida nesta sexta-feira [10], durante reunião do sindicato com os servidores do MPU.
Sintrajurn-RN: O Sintrajurn-RN realiza esta semana assembleias setoriais. A movimentação começa nesta quarta [15], às 14 horas, com os servidores da Justiça Federal. Na quinta-feira [16] está marcada uma assembleia, a partir das 13 horas, no átrio das Varas do TRT. Antes disto, pela manhã, a categoria participa de um ato unificado em frente ao TRT pelo PCS e pelas lutas dos servidores públicos federais. As assembleias setoriais terminam no sábado [18], na sede do sindicato, quando os servidores do TRE/RN decidem pela movimentação, a partir das 10h.
Sinpojufes-ES: Os servidores no Espírito Santo se reúnem na próxima segunda-feira [20] em assembleia geral para definir a adesão à greve por tempo indeterminado em defesa do PCS. O encontro será na sede da Justiça Federal, em Vitória, às 10h30, em 1ª convocação; e 11h, em 2ª convocação.
Sitraemg-MG: O sindicato iniciou o processo de construção da greve no estado. A diretoria está percorrendo os locais de trabalho para distribuir entre os servidores uma cartilha com todos os esclarecimentos sobre a greve e uma enquete por meio da qual a entidade quer saber que tipo de ação de mobilização cada um gostaria e estaria efetivamente disposto a participar: greve, paralisações ou apenas atos públicos. Além disso, está organizando caravana que estará em Brasília na quinta-feira [16], para participar de ato unificado dos servidores públicos federais.
Da Fenajufe, com informações dos sindicatos