Projeto que reestrutura salário dos servidores do Judiciário já tem relator na CCJ

O projeto que revisa o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal foi enviado na última segunda-feira (27) ao Senado Federal e ontem (28), no final da tarde, já foi distribuído à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O projeto (que na Câmara era o 7920/14) tramitará no Senado como PLC 28/15.

Como resultado da pressão da Fenajufe e de lideranças da categoria, a matéria teve seu relator definido ontem mesmo, assim que chegou à CCJ. O presidente da Comissão, senador José Maranhão (PMDB/PB), assumiu a tarefa de relatar e apresentar o parecer sobre projeto que reestrutura o PCS dos servidores do Judiciário, na luta desde 2009 pela revisão salarial.

A expectativa, segundo o coordenador da Fenajufe Roberto Ponciano, é que o fato de o próprio presidente da CCJ ser o relator do PLC 28 contribua para que o projeto tramite de forma célere no Senado. Mas, de acordo com ele, a pressão em cima dos parlamentares deve continuar nos próximos dias. Ele explica que o nome de Maranhão para ser o relator do PLC 28 é resultado, ainda, de uma atuação conjunta da Fenajufe, do Sindjus-DF e do STF.

“Já estamos buscando uma reunião com o senador Maranhão. Reforço que é importante que a Fenajufe feche uma grande rede de apoio ao nosso projeto para que ele tenha uma rápida tramitação na Casa e seja finalmente aprovado. Entendemos também que a relatoria sendo do próprio presidente da comissão vai ajudar na celeridade do processo”, reforça Ponciano.

Em busca do orçamento

Na tarde de ontem (28) o coordenador Roberto Ponciano se reuniu com o senador Romero Jucá (PMDB/RR), com o objetivo de pedir o apoio do parlamentar a várias matérias de interesse dos servidores, entre os quais o PL 28/15. Além do representante da Fenajufe, também participaram da conversa o diretor do Sindjus/DF Jailton Assis e a delegada sindical do Sindjus/DF Eliane Alves.

Na ocasião, Jucá se comprometeu a apoiar o projeto que reestrutura o PCS dos servidores e não apresentar destaques ao texto, o que tornaria a tramitação mais lenta. O senador pelo PMDB de Roraima foi relator do Orçamento de 2015 e tem grande influência junto ao governo federal. Por isso, a Fenajufe solicitou que ele apresente destaque à Lei de Diretrizes Orçamentária, para garantir os recursos necessários ao reajuste ainda este ano.

Os dirigentes sindicais também estiveram com o senador Paulo Paim (PT-RS) e reivindicaram o apoio ao PLC 28.

Vote no PLC 28

O Senado disponibiliza em sua página uma ferramenta onde é possível votar a favor ou contra o PLC 28/2015. A Fenajufe orienta que todos da categoria acessem e deem o seu voto, favorável à revisão salarial. Isso ajudará a ter mais apoios ao PLC 28 dentro do Senado Federal.

Para participar, basta clicar em: http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=164604.

Da Fenajufe, Leonor Costa

Foto: Agência Senado

Na foto, o senador José Maranhão.