Servidores do Judiciário Federal de Brasília voltaram, no dia 21, ao plenário da Comissão de Finanças da Câmara para pressionar os deputados a votar favoráveis ao PL 6613/09, que revisa o Plano de Cargos e Salários da categoria. A mobilização da categoria, que foi retomada logo no início dos trabalhos no Legislativo em fevereiro deste ano, garantiu que um acordo fosse firmado na sessão visando à inclusão do PL 6613/09 na reunião do dia 11 de abril. O compromisso é de não só incluir o PL 6613/09 na pauta, como votá-lo no dia 11 de abril.
Alguns deputados se manifestaram favoráveis à iniciativa. Pauderney Avelino [DEM-AM] iria apresentar requerimento de inclusão do projeto na pauta do dia 21, mas abriu mão de sua iniciativa devido ao acordo apresentado pelo relator do PL 6613/09, Roberto Policarpo. O deputado André Vargas [PT-PR], que na reunião anterior votou contra o requerimento de inclusão de pauta, disse, como deputado da base do governo, que o acordo, que é para pautar e votar o projeto, será cumprido.
“Temos o compromisso de que nosso projeto será votado. Agora, resta a cada servidor se empenhar nessa luta conjunta para que o PL 6613/09 seja finalmente aprovado. Vamos trabalhar duro para convencer o maior número possível de deputados a votar a favor do nosso reajuste salarial”, afirmou o coordenador da Fenajufe e do Sindjus-DF Cledo Vieira, que esteve na sessão da CFT.
Jean Loiola, coordenador de plantão que também acompanhou a sessão, ressalta que é muito importante a pressão da categoria para que esse compromisso firmado hoje seja cumprido. Ele lembra que em várias sessões no ano passado, o projeto esteve para ser incluído na pauta, mas ao final acabou não sendo apreciado devido à falta de acordo com a base aliada ao governo. “A iniciativa do relator é fundamental e sabemos que sem a pressão da categoria o PCS não será aprovado. Precisamos aproveitar esse acordo que foi firmado entre os membros da CFT e retomar as pressões com todo o esforço em cima dos deputados”, disse Jean, chamando todos os sindicatos filiados à Fenajufe a comparecer em Brasília no dia 11 de abril, para pressionar os membros da CFT e garantir que eles votem a favor do PL 6613/09. Antes disso, devem procurar os deputados em seus estados, que compõem a Comissão de Finanças, pedindo o apoio à aprovação do plano.