Em cumprimento à resolução aprovada no 8° Congrejufe, a Fenajufe vai realizar a XVIII Plenária Nacional Extraordinária, com o intuito de deliberar sobre as propostas de plano de lutas apresentadas no referido Congresso e que não chegaram a ser debatidas. Anteriormente marcada para os dias 24 e 25 de agosto, em Brasília, a Plenária terá o início de suas atividades antecipado para o dia 23 de agosto, no período noturno.
O acréscimo de um dia na programação da Plenária (atualizada) se deu por conta das mudanças pelas quais o País vem passando depois das grandes manifestações de junho, o que fez com que a executiva da Fenajufe percebesse a necessidade de aprofundar o debate sobre conjuntura, sem caráter deliberativo, para balizar as discussões do plano de lutas. Esta discussão está prevista para acontecer na noite de abertura, no dia 23, sem prejuízo da programação dos dias 24 e 25, quando acontecerão as votações referentes ao plano de lutas e demais pontos da pauta.
O SINTRAJUSC fez Assembleia para deliberar sobre os temas a serem levados para a Plenária, entre os quais a antecipação imediata das parcelas da GAJ, o reenquadramento correto dos colegas de início de carreira, o reconhecimento da data base, o pagamento dos passivos atrasados, a luta contra este PJe-JT do CSJT, a campanha pela anulação da reforma da previdência, a luta pela saúde laboral, campanha contra o assédio moral e debate sobre o Judiciário.