PL das centrais sindicais pode ser votado hoje na Câmara

O plenário da Câmara dos Deputados poderá votar na sessão desta terça-feira [16] o PL 1.990/07, que regulamenta as centrais sindicais. O projeto tramita no Congresso Nacional em caráter de urgência constitucional.

Para Artur Henrique, presidente da CUT Nacional, o reconhecimento jurídico das centrais é o primeiro passo importante para uma mudança na estrutura sindical brasileira. “Nós temos hoje uma situação em que as centrais são reconhecidas do ponto de vista político, mas não do ponto de vista jurídico. Para o conjunto da classe trabalhadora isto tem uma importância fundamental, pois as centrais passam a ter um papel de representar os interesses gerais dos trabalhadores e não apenas de uma categoria isolada. Reafirmo que é um primeiro passo porque ainda temos muito a avançar, principalmente, em relação às medidas ais quais consideramos fundamentais para a mudança da estrutura sindical em nosso país, como a legislação contra atos anti-sindicais”, afirma Arthur.

Uma grande delegação da CUT, composta por dirigentes e militantes sindicais de vários estados, pressionará hoje os parlamentares para a votação do PL. Parte dessa delegação também fará pressão dentro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público [CTASP] da Câmara, no dia 17 [quarta-feira], para que o projeto do deputado Nelson Marquezelli [PTB-SP], que limita o direito de greve dos servidores públicos não seja aprovado.

Fonte: Sindjus/DF