Passeata encerra a semana e leva 800 servidores às ruas de BH

segunda semana da greve em Minas Gerais foi fechada com chave de ouro, em uma grande passeata que reuniu cerca de 800 servidores na sexta-feira [21], que caminharam da sede do Tribunal Eleitoral até o prédio da Justiça Federal, na região Sul de Belo Horizonte. Animados por banda de música e artistas circenses, os grevistas caminharam entoando palavras de ordem pela aprovação do PCS-4 [PL6613/09], cuja tramitação está parada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP.

Durante a concentração, o presidente do Sitraemg-MG, Alexandre Brandi, passou informes e pediu apitaços saudando os estados que estão em greve e reafirmou que “a força do Judiciário está com os servidores”. Brandi tornou a criticar a questão das FCs e CJs, que, na opinião dele, além de criarem um “fosso” entre os salários dos servidores da categoria, também fazem com que alguns trabalhadores tenham medo de aderir ao movimento por medo de perderem suas funções comissionadas.

A passeata deixou a porta do TRE por volta das 14h e chegou à Justiça Federal cerca de uma hora depois. No caminho, os manifestantes fizeram uma parada em frente ao prédio do Ibama, cujos servidores continuam em greve. O presidente do sindicato elogiou a garra daqueles trabalhadores, seguido das palmas dos servidores. Já na Justiça Federal, mais uma vez foi declarado apoio à greve dos professores do Estado de Minas Gerais, que já dura 40 dias. “Temos que aplaudir os companheiros professores, que, assim como nós, estão lutando por uma causa justa”, declarou Brandi, seguido por Fernando Neves, que tornou a frisar a necessidade de união da categoria e da solidariedade: “Converse com seus colegas e vamos aderir à greve. Nossa causa é justa, a greve é legal e ordeira, precisamos construir o movimento e lutar até a vitória”, pediu, sob aplausos.

Próximos atos
Encerrando o ato, Alexandre Brandi leu o calendário de atividades para esta semana, sempre a partir das 13h, e chamou a atenção para as mobilizações na cidade mineira de Juiz de Fora, que está fazendo paralisações diariamente e também já tem atividades programadas para esta semana, sempre a partir das 12h, sob a coordenação do diretor jurídico do sindicato na cidade, Alexandre Magnus.

O coro ao movimento grevista ganhou, na semana passada, a adesão das cidades de Poços de Caldas e Três Corações, que, somadas àquelas que já haviam declarado que estão em greve, contabilizam 12 cidades paradas.

Fonte: Sitraemg-MG