A participação da família no cotidiano escolar das crianças influencia diretamente no aprendizado do aluno. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), com informações coletadas a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Hoje, os estudantes da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio fazem uma prova de conhecimentos em Matemática e Português, aplicada por amostragem em 215 mil escolas de todo o país.
Os dados revelaram que 55,7% dos estudantes da quarta série do ensino fundamental apresentaram uma diferença de 17 pontos a mais em Língua Portuguesa entre os alunos cujos pais sempre estão atentos ao que ocorre na escola. Segundo o levantamento, 56% disseram que seus pais ou responsáveis conversam sobre o cotidiano escolar.
“Quando há uma troca entre escola e família, a melhora ocorre em todos os sentidos: maior interesse, maior participação e o desempenho em relação as notas também é sempre superior”, afirma a pedagoga, Mercedes Loureiro.
Mercedes, que é coordenadora pedagógica de uma escola particular em Brasília, ressalta que a participação dos pais é vital nos primeiros anos da escola, seja estudando com o filho ou o encaminhando às aulas de reforço. “Os pais estão sempre atentos naquilo que está acontecendo e, quando isso acontece, nós percebemos a melhora”, constata ela. (Fonte:Agência Brasil)