Nova diretora representa recém-ingressos no Judiciário

Em função de vacância na Diretoria do Sindicato, a Assembleia do dia 12 aprovou a indicação da servidora Fernanda Ambros para ocupar o cargo. O nome dela foi aprovado por unanimidade. Fernanda tem 26 anos e integra o grupo de servidores que foram chamados após concursos recentes no Judiciário. Ela iniciou sua carreira na Vara Federal de Joaçaba, onde trabalhou por quase três anos, e agora está lotada em Tubarão.

No trabalho, Fernanda já enfrentou uma realidade que tem sido cada vez mais comum nas três Justiças, a ampliação da jornada de trabalho em função do acúmulo cada vez maior de serviço e da pressão constante de chefias para cumprimento de metas. Na Assembleia, ela relatou que chegou a trabalhar cerca de 12 horas por dia na Vara inicialmente lotada. Naquela subseção havia ainda um clima de forte assédio moral, com o controle constante da jornada e dos intervalos realizados pelos servidores. O assédio moral e opressão naquele ambiente de trabalho também incluíam ameaças como barrar servidores nos editais de remoção ou no estágio probatório.

Houve reação por parte de alguns servidores, inclusive Fernanda, em que pese não ter havido nenhum tipo de repreensão em relação às práticas exercidas pela chefia naquele local de trabalho.

De todo o modo, Fernanda acredita que os servidores devem sempre reagir em casos semelhantes. Ela foi bastante atuante nas Greves recentes, e acredita que, se não fosse o movimento, os servidores do Judiciário não teriam conquistado nem os 15,8% de reajuste, porque a política do governo era de reajuste zero. Fernanda representa todo um setor de novos colegas no Judiciário que precisa estar contemplado no Sindicato. Seja muito bem-vinda, Fernanda!