Mulheres trabalhadoras rurais fazem manifestação em Brasília

Cerca de 50 mil mulheres trabalhadoras rurais, vinda de todo o País, se reúnem em Brasília nesta terça-feira, 21/08, para a Marcha das Margaridas 2007. As trabalhadoras ficarão acampadas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade até o dia 22/08, quando marcharão até a Esplanada dos Ministérios e farão ato político em frente ao Congresso Nacional. A abertura do encontro acontece às 10h, na tenda que será montada na parte externa do Pavilhão.
Ainda no dia 21/08, à tarde, as mulheres se reúnem em cinco mesas de debates simultâneos. As ministras Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, além de Maria da Penha, símbolo de luta contra a violência doméstica, participam, às 15h, do debate sobre o combate à violência. Outros temas como previdência rural, emprego, renda e agroecologia também fazem parte da programação.
A Marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e CUT, e tem como parceiros Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (REDELAC) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (COOPROFAM).

Quem foi Margarida Alves
A mobilização das mulheres trabalhadoras rurais recebe o nome de Marcha das Margaridas em homenagem à ex-líder sindical paraibana Margarida Maria Alves. Ela foi assassinada em 1983, na porta de sua casa, por latifundiários do Grupo Várzea, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba.

O que é a marcha?
A Marcha das Margaridas é uma estratégia política construída e consolidada pelas mulheres trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo Brasil com justiça, paz e igualdade de gênero.
Outras informações e materiais da Marcha das Margaridas estão disponíveis no site: www.contag.org.br
Assessoria de imprensa da Contag, pelo telefone (61) 3349 2561, Érika Meneses (61) 8141 7229 e Patrícia Cunegundes (61) 8400 8877.

Fonte: Diap