Ministros do STF reclamam de barulho em manifestação de servidores

BRASÍLIA  –  Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reclamaram nesta quinta-feira do barulho de uma manifestação de servidores do Judiciário na porta do tribunal. Desde o começo da sessão desta tarde os funcionários estão tocando cornetas na entrada da Corte, o que pode ser ouvido de dentro do plenário, durante os julgamentos.

Incomodado com os ruídos o ministro Luiz Fux foi o primeiro a reclamar: “Será que isso é democracia ? Será que isso é liberdade de expressão? Será que a gente não tem como resolver esse excesso de democracia no intervalo?”, questionou. “O fundo musical é de péssimo gosto”, ironizou o ministro Marco Aurélio.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, afirmou que já encaminhou a demanda dos servidores ao governo federal, para inclusão na proposta de orçamento de 2015. “De qualquer maneira, acho que é o endereço errado”, falou, jogando a responsabilidade pela situação dos servidores para o governo federal.

Na semana passada, ao encaminhar ao Congresso a proposta orçamentária do ano que vem, o Executivo excluiu das contas a maior parte das demandas do Judiciário, como a de um plano de carreira dos servidores. O governo federal justificou que, se atendidos, os pedidos do Judiciário, Ministério Público da União, Tribunal de Contas da União e Defensoria Pública da União teriam um impacto total de cerca de R$ 16,9 bilhões em 2015.

Com a notícia do corte feito pelo Executivo, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus) decidiu intensificar a greve e as manifestações iniciadas no mês passado.