Os eixos da pauta de reivindicações da Marcha Nacional em Brasília são os mesmos das atividades que vêm sendo realizadas pela CUT nacional desde abril, com a participação de várias outras organizações dos trabalhadores. Confira os eixos da Marcha Nacional convocada pela CUT:Manutenção do veto a Emenda 3; Pela retirada do PLP 01/07; Pela negociação coletiva no setor público; Pelo direito irrestrito à greve no setor público; Redução dos juros e do superávit primário; Contra o PL das fundações estatais de direito privado; Por uma Previdência Social Pública, universal e sem retirada de direitos; Fim do fator previdenciário; Por uma educação pública de qualidade; Reforma Agrária e incentivo à agricultura familiar.
Marcha Nacional mobilizará novamente trabalhadores contra ataque a direitos
No dia 15 de agosto, uma quarta-feira, os trabalhadores brasileiros participarão da Marcha Nacional em Brasília. A marcha, convocada pela CUT Nacional, é mais uma forma de fazer frente às ameaças que colocam em risco os direitos dos trabalhadores, surgidas no âmbito dos poderes Legislativo e Executivo.
A última é a proposta do Governo Federal de contratar servidores públicos pelos critérios da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas já estão tramitando o PLP 01/07, contido no PAC, a Emenda 3, da Super Receita, a regulamentação do direito de greve no serviço público, entre outros, que já foram objeto de protesto no dia 23 de maio deste ano, com uma grande mobilização nacional que levou milhares de trabalhadores às ruas. Em Florianópolis, o Sintrajusc participou da mobilização do dia 23. No dia 7 de julho, a diretoria executiva da Fenajufe aprovou participar da Marcha Nacional a Brasília.