Nesta terça e quarta-feira (15 e 16), a capital federal será palco da maior manifestação feminina da América Latina. Após período pandêmico, a 7ª edição da Marcha das Margaridas reunirá mulheres de todo o País em marcha pela “Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”, tema escolhido para este ano. A organização da marcha espera registrar a maior participação desde a realização da primeira, ocorrida no ano 2000.
Como entidade organizativa da participação das mulheres do sistema de justiça na marcha deste ano, a Federação buscou ampliar e unificar as atividades com a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Estadual) e Fenamp (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais).
Juntas, as Federações vão oferecer a oficina com o tema “Acesso à Justiça” nesta terça-feira (15). A atividade ocorrerá durante todo o dia. Na ocasião, será distribuída uma cartilha com informações e dicas para as mulheres buscarem o acesso à justiça.
Além da Fenajud e Fenamp, a Fenajufe estendeu convite ao Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e ao escritório Cézar Britto Advogados Associados, que prestará atendimento jurídico na tenda específica para o tema, exposta na parte interna do pavilhão.
Destacamos que além da Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (Cezar Britto Advogados Associados), a tenda para o atendimento jurídico terá representantes do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública (DP), Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Federação dos Trabalhadores da Agriculturas nos Estados (FETAGs) e também de estudantes de direito da Universidade de Brasília (UNB).
O livreto terá as informações temáticas de todos os ramos. O objetivo é facilitar o atendimento dessas mulheres, principalmente àquelas do campo, das florestas e das águas, que por questões óbvias enfrentam mais dificuldades para ter o acesso à justiça.
Cartilha AQUI: https://www.fenajufe.org.br/marchamargaridascartilha/
Ainda no dia 15, o corpo jurídico das Federações e das outras entidades citadas estarão presentes para dar suporte às mulheres na tenda interna, em parceria com a Confederação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Confira a programação
15/08 – terça-feira
Dia todo: Oficina do Coletivo Jurídico (tenda interna)
Atividade conjunta com o coletivo jurídico da Contag – atendimento sobre questões do sistema de justiça e distribuição de cartilha para as Margaridas.
14h a 17h: Oficina de Chapéu
Na tenda “Reconstruir o Brasil com cores e afetos”: oficina de produção de materiais para a Marcha das Margaridas
17h: Abertura político cultural da 7ª Marcha das Margaridas – Palco principal
16/08- quarta-feira
6h: Marcha das Margaridas (Nossa concentração às 6 h será na Ala CentroOeste e saída às 7h)
17/08: 10h – Reunião avaliativa com café da manhã na sede da Federação com as mulheres do sistema de justiça que ainda estiverem em Brasília (híbrida).
Levaremos nossos chapéus e usaremos nossas camisetas. Os chapéus foram confeccionados por nós e as camisetas com a arte da Marcha das Margaridas na frente e nossa identificação das Federações na barra das costas
Veja os links dos materiais disponíveis:
A inscrição para a Marcha por ser feita utilizando o link:
https://dsy8tybpkbm.typeform.com/to/DSB7ngzO?typeform-source=www.fenajufe.org.br
Os Sindicatos também podem acessar 14 cadernos de formação das Margaridas acessando o link: https://www.marchadasmargaridas.org.br/?pagina=marcha2023
Os materiais preparados pela Fenajufe estão disponíveis no link www.dropbox.com/scl/fo/7wvr9s5ty1tqc7tw8d3cx/h?rlkey=st3vtyi2vaxzxwf3xf1jkx
Joana Darc Melo, da Fenajufe