Livro é censurado na Editora da UFSC

A Coordenação do SINTRAJUSC enviou ofício à Editora da UFSC repudiando a censura a um livro sobre a situação na Colômbia. Os detalhes sobre o fato podem ser conhecidos em http://www.sintufsc.ufsc.br/wordpress/?p=2251

Leia abaixo a posição do Sindicato:

A/C prof. Luiz Henrique Dutra
Diretor-Executivo
Editora da UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina

O Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina – SINTRAJUSC – repudia com veemência a censura do livro El terrorismo de Estado em Colombia, do jornalista Hernando Calvo Ospina, que já havia tido aprovação de dois pareceristas para publicação pela Editora da UFSC.
Defendemos a urgente necessidade de estímulo ao pensamento crítico, que desvende a realidade injusta que afeta a maioria da população do continente, realidade essa ainda mais complexa quando se soma à acentuada criminalização dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina. Consideramos fundamental, portanto, que editoras como da a UFSC, por seu caráter público, pautem sua atuação por essa necessidade, enriquecendo sua linha editorial.
Por isso, denunciamos a censura imposto a uma obra que traz elementos essenciais para a compreensão da atual realidade latino-americana, esperando que a Editora, pelo papel que tem, reconsidere a decisão.