Os servidores do Judiciário Federal estão em alerta máximo no Apagão pela Sanção, como foi chamado o conjunto de atividades realizadas em todo o país nesta segunda e terça-feira, 20 e 21, porque termina nessa terça o prazo para que a presidente Dilma Rousseff (PT) se posicione sobre o PLC 28/2015, do reajuste, já aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Hoje tem mais, com mobilização nas três Justiças em SC, e agora é reta finalíssima.
Por isso chamamos todos os servidores a mostrar a nossa garra no dia definitivo para sabemos se o nosso reajuste sairá ou não do papel. E isso, já vimos até aqui, só se dá com luta. Muita luta.
Em Florianópolis, os servidores da Justiça Federal fizeram Ato na frente do prédio e em seguida caminharam ao longo da avenida Beira-mar Norte até o Centro Integrado de Cultura (CIC), voltando em seguida para a Federal. Já os colegas da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral se uniram no Ato realizado em frente ao prédio dos Gabinetes, na Rio Branco.
Na articulação dos servidores junto aos parlamentares catarinenses caso a presidente vete o PLC 28, colegas de Itajaí e de Balneário Camboriú conversaram com o deputado Marco Tebaldi (PSDB) e obtiveram dele o apoio ao projeto (o vídeo está disponível na página do Facebook do Sindicato).
No Sul do Estado, os servidores da Justiça do Trabalho de Criciúma, em Greve, reuniram-se com a deputada Federal Geovânia de Sá (PSDB/SC) no átrio do foro trabalhista e pediram o apoio e o compromisso da deputada pela derrubada do possível veto. O coordenador Regional Sul do SINTRAJUSC, Robak Barros, abriu a reunião informando sobre a Greve e fazendo um breve histórico da luta dos servidores, passando a palavra à deputada, que deu todo apoio ao reajuste salarial dos servidores e comprometeu-se a votar pela derrubada do veto, assinado um termo de compromisso. Esse foi o primeiro contato com deputados da região Sul e a intenção é entrar em contato com todos os deputados da região.
Veja a cobertura da mídia sobre o Apagão no site do SINTRAJUSC.