Grevistas não se intimidam com ameaças do governo

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), que representa os servidores do Executivo, acionou o STF nesta quarta-feira pedindo a suspensão urgente do corte de ponto determinado pelo governo. A solicitação de derrubada do Decreto 7.777/12, que autoriza a substituição de servidores grevistas, já está com o relator, ministro Dias Toffolli. A adesão à Greve do funcionalismo público aumenta, apesar das medidas repressivas do governo Dilma. Mais categorias entraram em Greve nesta quarta, como oficiais e assistentes de chancelaria e demais funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

Em Santa Catarina, a Vara Federal de Caçador começa hoje paralisação diária de duas horas, das 13 às 15 horas, e os colegas irão visitar os servidores da JT e JE para que eles também entrem no movimento.

Na Justiça Federal, aderiram, por tempo indeterminado ou com paralisações parciais, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Laguna, Tubarão, Lages, Chapecó, Joaçaba, Rio do Sul e Caçador. Na Justiça do Trabalho há paralisação de duas horas diárias e nesta sexta, em Florianópolis, os servidores irão escolher o representante do Sindicato na Comissão de Saúde do TRT.

400 servidores em Ato Unificado

Ontem, servidores do Judiciário Federal, MPU, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, AssIBGE, Sindprevs-SC, UFSC e IF-SC fizeram Ato Unificado na Justiça Federal em Florianópolis. Depois das falas de representantes das categorias, todas em Greve, os servidores seguiram em caminhada na Beira-mar Norte até a sinaleira na frente do Direto do Campo. Ali, fecharam a pista no sentido centro-bairro, e, em seguida, fizeram o percurso de volta. No final do Ato, reunidos na Justiça Federal, cantaram o Hino Nacional. Participaram, do Judiciário Federal, servidores das três justiças em Florianópolis e colegas de Criciúma, Laguna, Tubarão, Blumenau, Itajaí e São José. Foi o maior Ato Unificado de servidores públicos federais da Capital nos últimos anos.

Greve cresce na Eleitoral

Hoje é o 11º dia da Greve dos servidores da Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Ontem eles participaram da atividade na avenida Beira-mar Norte. Na terça os colegas fizeram um Ato na frente do TRE, que contou com a participação histórica de 131 servidores do Tribunal, reunidos para manifestarem sua insatisfação com o descaso do governo federal e a falta de posicionamento efetivo por parte dos tribunais superiores quanto à defasagem salarial.

Alguns cartórios do interior estão realizando mobilizações e paradas de algumas horas, especialmente onde há fóruns das Justiças do Trabalho e Federal. No ato em frente ao TRESC, foram aprovadas as datas de 28 e 31 de agosto como indicativo de paralisação total dos servidores da Justiça Eleitoral catarinense. Vários colegas do interior estão dispostos a parar por tempo indeterminado a partir da próxima semana, então este é o momento de consolidar o movimento e mostrar nossa força.

Na terça o Presidente do TRESC recebeu os servidores, mostrando-se aberto ao diálogo e reconhecendo a legitimidade das nossas reivindicações. EM BREVE HAVERÁ ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES DOS CARTÓRIOS PARA ADERIREM À GREVE