Grevistas do Rio Grande do Sul realizam caminhada e ato público

Cerca de uma centena de servidores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul, em greve desde o dia 6 de maio, realizaram no início da tarde desta quarta-feira [26], caminhada pela avenida Praia de Belas em direção ao prédio da Justiça Eleitoral [avenida Padre Cacique]. Na Central de Atendimento ao Eleitor os manifestantes fizeram um ato público que contou com a adesão de dezenas de funcionários do prédio.

Os relatos do crescimento da greve no estado e no Brasil – principalmente a entrada no movimento dos servidores dos tribunais superiores em Brasília – fez com que os grevistas, com apitos e bandeiras, gritassem palavras de ordem do tipo “sem votação [do projeto 6.613, de revisão salarial, que está no Congresso] não tem eleição”, numa clara referência ao pleito geral de outubro próximo.

Nas falas dos grevistas – algumas até emocionadas – o principal foco foi o chamamento àqueles que ainda não aderiram ao movimento. “Não pode entrar na greve, tudo bem, mas que pare por pelo menos uma por dia como estão fazendo os colegas dos cartórios do interior. A revisão salarial é legítima, necessária e atinge a todos” disse um servidor do Anexo.

No Rio Grande do Sul, a greve entrou na sua quarta semana e já conta com adesões em mais de 50 cidades. No Brasil, o movimento atinge 20 estados, além do Distrito Federal.

Fonte: Sintrajufe-RS