Greve atinge 70% das cidades com varas trabalhistas no Paraná

A Vara de Trabalho de Dois Vizinhos, município do Paraná, informou ao Sinjutra-PR que adere à greve a partir desta segunda-feira [24]. Com a decisão, o número de cidades paralisadas chega a 32, das 46 que abrigam a Justiça do Trabalho no estado. Isso significa que 70% do total dos municípios onde há representação do TRT no Paraná encontram-se em greve.

Na avaliação do Sinjutra-PR, a grande adesão à greve no estado ocorre num momento importante de negociações em torno do PCS-4. Para Carla Rovel, dirigente do sindicato, diante das declarações de representantes do STF de que avanços estão ocorrendo, o que deve ser feito é persistir e reforçar o movimento para que algo concreto aconteça o mais rápido possível. A coordenadora se refere às declarações feitas a representantes da categoria em reunião no STF no mesmo dia do ato que reuniu cerca de mil servidores em Brasília, na última quarta-feira, 19 de maio.

Os presidentes do TSE e do STF, Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Brito [interinamente], informaram que técnicos do Planejamento têm se reunido com o diretor-geral do STF, Alcides Diniz, e com o secretário de Recursos Humanos, Amarildo Vieira, para tratar do assunto e que as negociações têm avançado.

Os ministros também disseram que o que está sendo defendido pela cúpula do Judiciário é a aprovação do PL 6613/2009 sem alterações. Informaram ainda que em uma das reuniões com o Planejamento, João Bernardo Bringel, secretário-executivo do órgão e que tem participado das negociações, teria falado em parcelar o projeto em até quatro anos. Algo que teria sido rebatido pelos membros do STF.

Greve no Paraná
A greve por tempo indeterminado na JT do Paraná começou no dia 12 de maio. Nesta segunda [24] foi a vez de Dois Vizinhos aderir à paralisação por tempo indeterminado. Com a decisão, o número de cidades paralisadas chega a 32, das 46 que abrigam a Justiça do Trabalho no estado. Isso significa que 70% do total dos municípios onde há representação do TRT no Paraná encontram-se em greve.

Participam do movimento grevista no estado as seguintes cidades: Curitiba, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Irati, São José dos Pinhais, Araucária, Ivaiporã, Telêmaco Borba, Apucarana, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Cambé, Guarapuava [1ª Vara], Porecatu, Toledo, Bandeirantes, Palmas, Assis Chateaubriand, Palotina, Nova Esperança, Rolândia, Pato Branco, Paranavaí, Loanda, União da Vitória, Wenceslau Braz, Ibaiti, Umuarama e Dois Vizinhos.

Fonte: Sinjutra-PR