Gilmar Mendes devolve processo e julgamento da reforma da Previdência pode ser retomado; confisco de servidores aposentados pode acabar. Envie mensagem para ministros do STF agora mesmo!

Na noite dessa quarta-feira, 23, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu o processo relativo às ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que questionam itens da reforma da Previdência de 2019, de Jair Bolsonaro (PL). O STF pode retomar o julgamento na próxima semana, e falta apenas o voto de Gilmar Mendes, mas, até o encerramento, os demais podem mudar de posicionamento. Por isso, entidades das 3 esferas do funcionalismo e a CUT lançaram a campanha “Pelo fim do confisco das aposentadorias dos servidores públicos. Pressão no STF!”. Para participar, envie mensagem aos ministros, para que firmem posição a favor dos servidores e servidoras da ativa e aposentados; veja como fazer.

Gilmar Mendes pediu vista no dia 19 de junho, quando o Supremo havia formado maioria para derrubar alguns dos pontos questionados nas ações. Com a devolução do processo, cabe ao presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, definir o momento de entrada do julgamento na pauta do STF.

Até o momento, estão sendo derrubadas, entre outras questões, as possibilidades de cobrança de contribuição extraordinária, e de que as alíquotas para aposentados, aposentadas e pensionistas incidam sobre o que exceder o valor de um salário mínimo, e não sobre o que exceder o teto do Regime Geral. Mas é importante lembrar que os ministros podem mudar seus votos até o encerramento do julgamento. Por isso, é preciso pressionar.

Envie sua mensagem agora mesmo!

Para enviar o e-mail, coloque, no assunto da mensagem: Sr (a). Ministro (a) do STF, vote contra o confisco e pelo direito à aposentadoria

Copie toda a lista de e-mails que está no final deste quadro e cole nos destinatários do e-mail (uma única vez). Depois, copie e cole o texto abaixo no corpo da mensagem e envie.

Texto a ser enviado para os ministros e ministra do STF:

Sr (a). Ministro (a),

O confisco de pensões e aposentadorias é uma grande injustiça contra as servidoras e os servidores públicos, que contribuíram a vida inteira servindo o povo brasileiro.
O confisco lesa a dignidade de quem ganha pouco, que é o caso da ampla maioria do funcionalismo público no país. A contribuição extraordinária também é uma injustiça!
Peço que vote pela inconstitucionalidade desse ataque ao direito à aposentadoria digna. Queremos derrubar toda a Emenda Constitucional 103/2019 (reforma da previdência)!
Democracia é também o direito ao respeito aos vencimentos dos aposentados, aposentadas e pensionistas!
Conto com seu voto.

E-mails dos ministros:

gabmoraes@stf.jus.br
agenda.gmalm@stf.jus.br
anavt@stf.gov.br
gabinete.mcz@stf.jus.br
agenda.gmfd@stf.jus.br
mgilmar@stf.gov.br
gmnm@stf.jus.br
gabmtoffoli@stf.jus.br
gabineteedsonfachin@stf.jus.br
gabineteluizfux@stf.jus.br
gabmlrb@stf.jus.br

Sobre o julgamento

O STF está julgando em conjunto uma série de ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que questionam partes da emenda constitucional 103/2019, a reforma da Previdência aprovada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Essas ADIs, movidas por diferentes entidades, pedem que o STF reconheça que determinados itens da reforma violaram a Constituição Federal e, portanto, deveriam deixar de valer. Entre esses itens, estão a progressividade das alíquotas, a possibilidade de que a contribuição dos aposentados e pensionistas incida sobre o que superar o salário mínimo, a instituição de contribuição extraordinária, o fim da “imunidade do duplo teto” e as mudanças na forma de cálculo da pensão.

Estão em julgamento as ADIs de números 6254, 6255, 6256, 6258, 6271, 6279, 6289, 6361, 6367, 6384, 6385, 6731 e 6916, ajuizadas por associações de defensores públicos, magistrados, membros do Ministério Público, auditores fiscais, partido político e delegados e agentes da Polícia.

Confira AQUI como está o julgamento.

Em agosto, em vários estados, servidores e servidoras das três esferas do serviço público realizaram mobilizações para pressionar o STF a derrubar partes da reforma da Previdência que estão em julgamento. A derrubada de partes da EC 103/2019 embala a campanha pela revogação de toda a reforma da previdência, um dos eixos da marcha nacional realizada em maio deste ano.

Com informações e foto do Sintrajufe/RS