Por Impresna
O Fórum Social Mundial, que será realizado em Porto Alegre, de 26 a 31 de janeiro, é considerado um importante evento da esquerda, que reúne militantes da América Latina, Europa, Ásia e África. A 5ª edição do Fórum traz novidades. Dessa vez, serão priorizadas as atividades autogestionadas promovidas pelas organizações dos movimentos social, sindical, partidário, estudantil, de gênero, etnia, orientação sexual e ambiental.
A diretora da Fenajufe, Maria da Graça Sousa, e representante do Sintrajufe/RS, participaram na quarta-feira passada (27/11) de uma reunião do comitê organizador do FSM, em Porto Alegre, onde ficou definido que as entidades sindicais participariam com eixos temáticos na área de “Economias Solidárias por e para os povos – Contra o capitalismo neoliberal”, cujo foco central é “Economia Solidária e o Mundo do Trabalho”.
A Fenajufe já tem seu calendário de atividades para o FSM. A diretoria da Fenajufe fechou a proposta de atividade inscrita nesse eixo temático. No dia 27/01 a Fenajufe promoverá uma oficina sobre Reforma do Judiciário e a Alca. Em atividade paralela, será realizado também o Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Conesul, nos dias 25 e 26/01. Nesse encontro serão abordados os temas: Reforma do Judiciário; Alca e Integração e Reforma da Previdência.
Para as atividades autogestionadas, as inscrições vão até o dia 10 de novembro e para a participação geral no evento, vão até dia 30 de novembro.
Fonte: Fenajufe