Fenajufe participa de ato para pressionar ministro Barroso a atender pauta da categoria

Após oito meses à frente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Luís Roberto Barroso ainda não se reuniu com a Fenajufe e seus Sindicatos de base. Apesar do ofício enviado pela Federação em 17 de outubro e do ato de pressão realizado no STF em 19 de outubro, o diálogo sobre a pauta de reivindicações dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU) permanece pendente.

No início desta semana, durante uma atividade do J20 — evento que reuniu representantes das Supremas Cortes e dos Tribunais Constitucionais dos países integrantes do G20 para instituir um fórum global para órgãos de jurisdição constitucional e incentivar a troca de ideias e iniciativas sobre temas de relevância na atualidade — , realizada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), onde o ministro Barroso estava presente, o Sisejufe/RJ, Sindicato de base da Fenajufe, promoveu uma manifestação. As coordenadoras Lucena Pacheco e Fernanda Lauria representaram a Federação no ato.

Durante a manifestação, os servidores destacaram as principais demandas da categoria, como a antecipação da última parcela da recomposição salarial, a reestruturação da carreira e a disputa orçamentária com a magistratura. No entanto, até o momento, o ministro não deu a devida atenção a essas questões.

A Fenajufe expressa preocupação com o fato de que sua antecessora, Rosa Weber, recebeu a Federação menos de um mês antes de deixar o cargo. Embora tenha sido positivo o encaminhamento do pedido de estudo orçamentário para antecipação da terceira parcela da recomposição salarial junto ao STF, acredita-se que um diálogo contínuo desde o início da gestão poderia ter impulsionado avanços em diversas reivindicações da categoria.

Diante desse cenário, a Federação convoca os Sindicatos filiados a acompanhar a agenda do ministro Barroso, disponível no site do STF, e a se organizar para realizar atos públicos e tentar reuniões nos estados onde ele estiver presente. A união e a mobilização são essenciais para estabelecer um diálogo efetivo em defesa das pautas da categoria.

Da Fenajufe