A Fenajufe e Sindicatos de base participaram, na manhã desta terça-feira (13), do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A prioridade da Frente é a atuação na defesa e valorização das servidoras e servidores, além da melhoria dos serviços públicos essenciais para a sociedade.
Estiveram no Câmara as coordenadoras Lucena Pacheco, Soraia Marca, Luciana Carneiro e os coordenadores Fabiano dos Santos, Thiago Duarte, Fábio Saboia, Jailson Lage e Manoel Gérson. Da base, participação do Sindjuf/PA-AP, Sindjufe/BA, Sintrajufe/CE, Sindissétima/CE, Sinjufego/GO, Sintrajuf/PE, Sintrajud/SP, Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN e Sintrajufe/RS.
A coordenadora Lucena Pacheco participou da mesa de abertura do relançamento e reiterou a importância da Frente na defesa do serviço público.
Pela Fenajufe, o coordenador Thiago Duarte destacou que a Frente atuou contra a Emenda Constitucional 95 (teto de gastos); contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro; e ajudou a derrotar politicamente a reforma administrativa (PEC 32/20).
O coordenador Fábio Saboia ressaltou que o relançamento da Frente institucionaliza a luta em defesa do serviço público no Congresso Nacional.
Além da mobilização pela devolução da PEC 32/20 ao Executivo, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público já definiu outros temas essenciais como o novo regime de recuperação fiscal, o PLP 93/23, conhecido como arcabouço fiscal, que está em análise no Senado e apresenta limitações e congelamento para os investimentos públicos, como reajustes aos servidores públicos e realização de novos concursos – caso o governo não consiga cumprir os limites estabelecidos.
Frente
A Frente do Serviço Público atua, desde 2007, na defesa dos servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O colegiado é coordenado pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (PROS-RN), bem como pelos deputados Alice Portugal (PCdoB-BA) e Rogério Correia (PT-MG). Também fazem parte do grupo centenas de entidades associativas e sindicais.
Da Fenajufe