Em reunião no último dia 7, a diretoria executiva da Fenajufe aprovou participar da Marcha Nacional em Brasília, no dia 15 de agosto, convocada pela CUT nacional. Os trabalhadores brasileiros estão sofrendo ameaças de todos os lados que podem retirar seus direitos, alcançados por meio de muita luta e mobilização. Uma série de propostas discutidas no âmbito do governo federal e no Legislativo pode arrancar, de vez, conquistas obtidas pela unidade da classe trabalhadora. Propostas como o PLP 01/07, contido no PAC; emenda 3, da Super Receita; e regulamentação do direito de greve no serviço público, caso tenham sucesso, atingirão de forma brutal as vidas de trabalhadores dos setores público e privado.
Os servidores do Judiciário Federal e do MPU deverão acompanhar o chamado da Central e se juntar às outras categorias para impedir que qualquer proposta que retire seus direitos avance, tanto no âmbito do governo federal como no Congresso Nacional. A Fenajufe convoca seus sindicatos de base a organizar a categoria nos Estados para compor as caravanas que virão a Brasília participar da Marcha Nacional no dia 15 de agosto.
Os eixos da pauta de reivindicações da Marcha Nacional em Brasília são os mesmos das atividades que vêm sendo realizadas pela CUT nacional desde abril deste ano, com a participação de várias outras organizações dos trabalhadores.
Confira os eixos da Marcha Nacional convocada pela CUT
– Manutenção do veto a Emenda 3
– Pela retirada do PLP 01/07
– Pela negociação coletiva no setor público
– Pelo direito irrestrito à greve no setor público
– Redução dos juros e do superávit primário
– Contra o PL das fundações estatais de direito privado
– Por uma Previdência Social Pública, universal e sem retirada de direitos
– Fim do fator previdenciário
– Por uma educação pública de qualidade
– Reforma Agrária e incentivo à agricultura familiar
Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)