Em Florianópolis e cidades do interior, categoria se mobiliza por reposição salarial e reestruturação da carreira

Como parte das mobilizações nacionais pelo novo plano de carreira para a categoria, o Sintrajusc realizou ato público nesta quarta-feira, 7, no Foro Trabalhista de Florianópolis. Também houve mobilizações em Chapecó, Xanxerê e Rio do Sul. Nesta quinta, 8, haverá mobilização em Brasília com a participação do coordenador do Sintrajusc e da Fenajufe Paulo Koinski. Na agenda, reunião do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Estão previstos atos em frente ao CNJ pela manhã e no STF à tarde.

Sobre a situação da proposta de novo plano de carreiras e salários, a discussão iniciou na plenária realizada pela Fenajufe em 2023 em Belém. Ela traz três diretrizes principais, além de outros itens: equiparação com outras carreiras federais mais bem remuneradas, reposição das perdas salariais acumuladas e redução da diferenciação salarial entre cargos.

Ao mesmo tempo, a reivindicação é de que haja um reajuste emergencial para a categoria: além dos 6,13% já garantidos para fevereiro – e que ainda se busca antecipar para este ano – defende-se que sejam incluídos no orçamento reajustes de 14,28% em outubro de 2025 e 14,28% em outubro de 2026 (sobre o vencimento básico). As duas parcelas devem ser sucessivas, incidindo, cumulativamente, em 30,65%, de forma a enfrentar as perdas acumuladas no último período, especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, conforme a proposta da Fenajufe, na segunda parcela deve ser iniciada a primeira sobreposição de nível dos cargos de técnico e analista. Até o final de agosto a proposta de orçamento deve ser enviada pelo STF ao Congresso.

No ato, foram discutidas as autoconcessões de privilégios da magistratura, que têm gerado problemas orçamentários para o Judiciário, e lembrado que tudo o que a categoria conquistou até hoje foi resultado de muita luta, e agora não será diferente.

O Sintrajusc montou a Banquinha de Sindicalização durante a atividade e houve duas novas filiações.

Com informações do Sintrajufe/RS