Documentário sexta deu sequência à parceria do Sintrajusc com a Ejud

Coordenadores do Sintrajusc acompanharam a exibição, nesta sexta-feira (6), do documentário “O Fio da Meada” (Sílvio Tendler, 2019), no auditório do TRT-SC. A atividade – a segunda – integrou a Série de Encontros “Direito e Cinema”, resultado de parceria da Escola Judicial (Ejud) com o Sintrajusc.
O coordenador de Formação Sindical do Sintrajusc, Adailton Pires Costa, tem buscado ampliar as atividades de formação do Sindicato. Uma delas se relaciona com a exibição de filmes e documentários em parceria com a Ejud e também com o Fazendo Escola – Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo. Em breve traremos informações sobre a terceira temporada do Sobre Viver, projeto com o Fazendo Escola que exibe filmes brasileiros relacionados ao mundo do trabalho de forma presencial e virtual.
O documentário “O Fio da Meada” discute as conexões entre a crise ecológica contemporânea, o modelo econômico, as desigualdades sociais e as diversas formas de injustiça ambiental geradas pela exploração das pessoas e do meio ambiente. A quem pertencem os bens comuns da natureza? Quem são os mais prejudicados quando eles são apropriados por uma pequena parte da sociedade? Como construir uma nova forma de viver que mescle e atualize os saberes ancestrais com as conquistas da Ciência e da Tecnologia? Aposta-se em três fios que se conectam: o território, o alimento e o diálogo entre saberes tradicionais, comunitários e científicos que forneçam sentidos à existência humana.