No requerimento recebido ontem [03], os 18 sindicatos afirmam que “a ampliada no dia 13, além de não ter nenhum fato novo para ser apreciado que justifique a antecipação em relação à data inicialmente indicada pela direção da Fenajufe [25 de agosto], apresenta dificuldades de participação de setores da categoria por diversos motivos, entre eles, o fato de ser no meio de um feriado, além de ser véspera do dia dos pais”.
“Após a convocação da ampliada para o dia 13, várias entidades entraram em contato com dirigentes da Fenajufe apresentando algumas dificuldades financeira e de mobilização para a participação em duas ampliadas, o que culminou na subscrição por 18 sindicatos do referido documento, requerendo a unidade com a convocação de uma única reunião ampliada para o próximo dia 25 de agosto”, explica Jacqueline Albuquerque, coordenadora da Fenajufe.
Os sindicatos ressaltaram, ainda, no documento que “este calendário foi definido de forma consensual pela direção, a partir de uma avaliação feita após a finalização da última greve e da importância da retomada da pressão da categoria em nível nacional desde o início do mês de agosto, culminando com uma ampliada no dia 25 para avaliar o quadro da negociação dos Planos de Cargos e Salários e a perspectiva de nova greve da categoria, caso na haja avanços”.
A Diretoria da Fenajufe, em reunião na tarde desta quarta-feira [03], após avaliar os argumentos apresentados pelos 18 sindicatos, decidiu, por maioria, suspender a reunião ampliada do dia 13 e realizar somente a do dia 25 de agosto. Votaram pela suspensão da ampliada do dia 13 e pela manutenção da ampliada do dia 25 os coordenadores Cledo Viera, Jean Loiola, Jacqueline Albuquerque, Fátima Arantes, Luis Cláudio, Iracema Pompermayer, Denis Lopes e Gérner Matos. E se posicionaram pela realização da atividade do dia 13 os coordenadores Saulo Arcangeli, Ana Luiza Figueiredo, Pedro Aparecido e Paulo Falcão.
Da Fenajufe – Leonor Costa