Entre os eixos da pauta de luta se destacam a manutenção do veto presidencial à emenda 3, pela retirada do PLP 01/07 em tramitação no Congresso Nacional e contra qualquer projeto que retire diretos dos trabalhadores. A diretoria da CUT orienta que todos os sindicatos e federações participem das mobilizações e organizem atos nos Estados, entre os dias 3 e 5 de julho, como pressões nos aeroportos, audiências públicas nas assembléias legislativas sobre o PLP 01 e mobilizações de ruas nas capitais e grandes cidades.
A Fenajufe, que vai acompanhar o calendário da CUT, reforça a importância de seus sindicatos de base a se juntarem às demais entidades sindicais para os atos da primeira semana de julho.
Confira a programação da jornada de luta da CUT na primeira semana de julho:
03/07 – Terça-feira· Pressão no aeroporto de Brasília durante a chegada dos parlamentares – Essa atividade será realizada por membros das diretorias da CUT nacional e das CUTs estaduais e das entidades dos ramos cutistas que estiverem em Brasília.
04/07 – Quarta-feira· 9h: Ocupação no Congresso Nacional: Debate com parlamentares, panfletagem, visitas às comissões e aos gabinetes dos deputados e senadores e solicitação de audiência com o governo federal. A CUT pretende mobilizar pelo menos 500 pessoas para esta atividade, por isso orienta que os sindicatos dos Estados mais próximos de Brasília organizem caravanas.
05/07 – Quinta-feira· Reunião ampliada da Diretoria Executiva da CUT nacional, com a participação de representantes das CUTs estaduais e das entidades que representam os diversos ramos de trabalhadores. Nesta reunião, os dirigentes sindicais vão fazer uma avaliação da jornada de lutas e da ocupação no Congresso Nacional e definir como serão as mobilizações da 1ª quinzena de agosto.
Fonte: Fenajufe (Leonor Costa)