– CURSO: Funcionamento do Sistema Financeiro

O SINTRAJUSC solicitará liberação de servidores interessados em participar do evento citado abaixo:

A completa hegemonia do capital financeiro na economia mundial hoje deve ser melhor compreendida. A crise mundial, que aparece todos os dias no noticiário sobre os países do primeiro mundo, está entrelaçada à forma predatória como o sistema financeiro mundial se relaciona com as economias nacionais.

O Brasil, país com a maior taxa de juros do mundo, é exemplo cabal disso. Quais as causas históricas desta situação? O que o trabalhador, o cidadão comum, ganha com as altas e quedas da bolsa? Qual o papel do Estado brasileiro neste panorama? Como os movimentos sociais podem construir mecanismos anti-hegemônicos?

Estas e outras dúvidas serão tratadas no curso:

-“Seminário sobre Sistema Financeiro”;
-nos dias 18 e 19 de agosto, (de manhã e à tarde);
-em Florianópolis no Sindicato dos Bancários, Centro;
-a ser ministrado pelo professor Ary César Minella
 (Departamento de Sociologia Política – UFSC) e outros membros do NESFI (Núcleo de Estudos Sócio-Políticos do Sistema Financeiro
.

Entidades organizadoras:

– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST);
– Mov. dos Atingidos por Barragens (MAB);
– Mov. dos Pequenos Agricultores (MPA)
– Sindicato dos Bancários;
– Sindicato dos Eletricitários (Sinergia);